Capítulo 3: Começar a fazer sentido com o tema da "ligação"
Parece que passaram muito tempo a definir os visuais e o contexto exclusivos deste jogo, mas como é que criaram a jogabilidade e a história que compõem o núcleo do jogo?
No que diz respeito ao que viria a tornar-se a jogabilidade nuclear, a ideia inicial da Acquire era fantástica, então começámos por propor que criassem um protótipo. Eis o que foi escrito na proposta: "Uma história do Mario só vossa. Viver e partir em aventuras em ilhas à deriva."
A ideia de ilhas à deriva pareceu-me divertida. O jogador descobre uma ilha, tem uma aventura, torna-se amigo dos seus habitantes... Achei que seria divertido ligar cada vez mais ilhas e aumentar o número de aliados com os quais podemos partir em aventuras.
Tenho de admitir que foi uma boa ideia. Ninguém teve uma ideia assim na Nintendo quando estávamos a lançar hipóteses. Uma jogabilidade que envolve ligar ilhas diferentes não é uma ideia que surja normalmente. (Risos)
Porém, demorámos algum tempo a captar o espírito da série Mario & Luigi mencionado anteriormente, pelo que a testagem deste novo elemento foi colocada em segundo plano... Enquanto discutíamos como tornar esta jogabilidade das ilhas à deriva divertida, acabou por demorar bastante tempo até estarmos capazes de apresentar ideias concretas à Nintendo e penso que talvez isso os tenha preocupado.
Para ser sincero, estava a ficar receoso. Eu e Fukushima-san perguntávamo-nos quando a Acquire estaria pronta para partilhar as suas ideias connosco. (Risos)
No entanto, o Ohashi-san é o tipo de pessoa que pensa profundamente e só responde quando está satisfeito, por isso, confiámos nele a esse respeito. Dito isto, tivemos bastantes reuniões estratégicas internas para discutir quanto tempo podíamos esperar. (Risos)
Neste jogo, a Ilha Nauta serve de base de operações para a aventura do Mario e dos seus amigos. O jogador anda à deriva no oceano nesta ilha, aproximando-se de várias outras ilhas e tendo aventuras. Mas foi preciso algum tempo para concluir as mecânicas de jogo relacionadas com isso, como fazer a ilha viajar por um oceano vastíssimo.
Além do mais, havia uma grande diferença na forma como ambas as empresas desenvolviam jogos. Nos jogos anteriores da série, criávamos sempre primeiro a jogabilidade e só depois o enredo que daria vida a essa jogabilidade. O diretor geria todo o progresso. Mas a abordagem da Acquire envolvia colocar o diretor, Ohashi-san, a pensar na jogabilidade das ilhas à deriva e, em separado e em paralelo, ter uma empresa externa de guionistas a criar a história... Contudo, por se tratar de um RPG, a história e a jogabilidade têm de estar em uníssono para que se consiga fazer qualquer progresso.
A empresa que escreveu a história também teve dificuldade em captar o espírito da série Mario & Luigi. Não estavam a conseguir criar uma história adequada.