Capítulo 4: O "drama" como uma consideração importante
Falámos sobre o laço entre o Mario e o Luigi, mas, como este jogo é um RPG, é importante considerar como esse laço é apresentado e como é expressado ao longo da história.
O Ohashi-san é incrível a escrever enredos envolventes, então, houve muitas cenas dramáticas no jogo. Notei que foi dada particular ênfase ao laço fraternal entre o Mario e o Luigi.
Agora, com o 3D, podíamos criar um visual mais cinematográfico. Empenhámo-nos muito na direção da história, tentando dar mais expressividade através da atuação e da câmara.
A minha sequência cinematográfica favorita é quando os irmãos são disparados de um canhão para uma ilha. Normalmente, este é o tipo de cena em que é usado o mesmo movimento repetidamente, mas, embora a sua aterragem seja desajeitada inicialmente, vai-se tornando mais graciosa.
Fiquei impressionado com a atenção ao detalhe que houve na criação dessa animação.
Quando entreguei um esboço do guião que tinha escrito à pessoa encarregada das animações, ele criou inúmeras variações, dizendo: "Ficaria aborrecido se todos os movimentos fossem os mesmos." Na primeira cena, quando o Luigi aterra na Ilha Oscila, deixa uma marca no chão, no sítio da aterragem falhada. Acho que é fantástico incluir momentos divertidos como este para fazer as pessoas rir quando se apercebem deles. Por exemplo, o ponto de exclamação na Luigideia tem a forma de um "L".
Este tipo de coisas são o que torna um jogo mais "Mario & Luigi". Na última metade do desenvolvimento, todos tinham uma compreensão mais profunda do espírito da série Mario & Luigi. Ah, mas há uma coisa que tenho de confessar... Quando o Luigi aterra, cai de cabeça no chão.
Mas a marca no chão faz com que pareça que o Luigi aterrou com o corpo todo... Ninguém se apercebeu disso. Agora, se não se importarem, ignorem esse pormenor, ficaria muito grato! (Risos)
Por falar na direção, a cena em que os antagonistas do Mario – o Ampério, o Bowser e os seus exércitos – combatem entre si nos céus foi um momento dinâmico e memorável.
Queria que fosse impactante. Ao longo do jogo, o "drama" foi sempre uma consideração importante para mim. Essa cena é a primeira vez que os Capangas do Bowser aparecem a sério no jogo e a primeira vez que os jogadores percebem que eles existem no mesmo mundo e que estão em conflito com as forças do Ampério. Então, quis causar uma impressão forte. Mas, quando pensava que ia ser bastante desafiante, a pessoa encarregada dessa cena criou um guião que captava mesmo bem a tensão e a intensidade da situação, e eu fiquei deslumbrado.