Nesta 13.ª edição de "Entrevista com os criadores", uma série de entrevistas em que vários criadores da Nintendo transmitem, nas suas próprias palavras, o que pensam sobre o desenvolvimento de produtos e os pontos específicos mais críticos para cada um, falamos com alguns dos criadores por detrás de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom para a Nintendo Switch, disponível a 26 de setembro.
Olá, chamo-me Eiji Aonuma e sou o produtor da série The Legend of Zelda. Neste jogo, pedimos à Grezzo (1), o experiente estúdio de desenvolvimento de jogos que trabalha há vários anos em remakes de jogos da série The Legend of Zelda, para criar um jogo The Legend of Zelda completamente novo. Colaborámos para concluir este projeto. Enquanto produtor, eu joguei-o na perspetiva do jogador e fui dando sempre o meu parecer.
(1) A Grezzo Co., Ltd. é um estúdio de desenvolvimento de jogos fundado em 2006. Além de desenvolver remakes da série The Legend of Zelda, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D para a Nintendo 3DS e The Legend of Zelda: Link's Awakening para a Nintendo Switch, também esteve envolvida no desenvolvimento de remakes de outros títulos, como Luigi's Mansion para a Nintendo 3DS e Miitopia para a Nintendo Switch.
Olá, chamo-me Tomomi Sano. Fui diretora deste título no lado da Nintendo. O meu papel foi gerir e coordenar a produção deste projeto, sugerir ajustes e depois verificar o resultado, para garantir que o jogo criado pela Grezzo se alinhava com a série The Legend of Zelda.
Olá, sou o Satoshi Terada, da Grezzo. Comecei por ser designer e fazia sobretudo design de terreno e de níveis (2), mas esta é a primeira vez que sou diretor de um projeto. Participei pela primeira vez na série The Legend of Zelda no remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time (3). No projeto anterior, o remake de The Legend of Zelda: Link's Awakening (4), fui responsável pelo desenvolvimento do estilo de arte, dos fundos 3D e da iluminação. Esta foi a primeira vez que a Grezzo trabalhou num jogo novo da série The Legend of Zelda.
(2) Determinação do posicionamento de objetos no ambiente de jogo e criação dos níveis.
(3) The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D é um jogo para a Nintendo 3DS, lançado em junho de 2011. Trata-se de um remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, um jogo para a Nintendo 64 lançado em dezembro de 1998, com gráficos atualizados e elementos novos.
Obrigado. Já agora, a Sano-san é a primeira mulher diretora na série The Legend of Zelda. Em que outros títulos trabalhou no passado?
Antes deste projeto, a minha função principal era apoiar o diretor. Em relação aos remakes em que a Grezzo trabalhou, participei em The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D (5) e The Legend of Zelda: Link's Awakening. Também estive envolvida em The Legend of Zelda: Twilight Princess HD (6) e em alguns títulos da série Mario & Luigi (7), lançados antes de Mario & Luigi: Brothership, com lançamento agendado para novembro deste ano.
(5) The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D foi lançado para a Nintendo 3DS em fevereiro de 2015. Trata-se de um remake de The Legend of Zelda: Majora's Mask, um jogo lançado para a Nintendo 64 em abril de 2000 (em novembro de 2000 na Europa), com gráficos e controlos atualizados.