Capítulo 2: Ser irreverente
Debatemo-nos com as ideias dos ecos. Visto que o jogo envolve copiar e colar coisas que encontramos no terreno de jogo, têm de ser algo que possa ajudar e prejudicar o jogador. E também têm de funcionar em ambas as perspetivas, de cima para baixo e lateral.
Quando lutamos contra um inimigo, é vantajoso que ele seja fraco. Mas, se quisermos torná-lo nosso aliado, preferimos que dê mais luta. Naturalmente, queremos aliados fortes que lutem do nosso lado, mas primeiro temos de os derrotar. Se não fosse possível torná-los nossos aliados, não faria sentido tê-los no jogo. Mas, se recrutássemos um aliado muito forte, conseguiria derrotar os inimigos sozinho, e isso faria com que os outros ecos parecessem inferiores... É difícil encontrar o equilíbrio certo.
Se um eco for demasiado útil, é improvável que o jogador use outra coisa. Queríamos encorajar os jogadores a experimentar muitas coisas diferentes utilizando uma variedade de ecos.
Também tiveram de ter em conta as perspetivas de cima para baixo e lateral quando desenvolveram os ecos.
Depois, mesmo que conseguíssemos encontrar o equilíbrio certo entre inimigo e aliado e entre as vistas de cima para baixo e lateral, também tínhamos de ter em conta todos os sítios onde os jogadores podiam usar esses ecos.
Mesmo para um único eco, há muitos cenários diferentes a ter em conta e há mais de 100 ecos no jogo, não é?
Ter liberdade para resolver quebra-cabeças sozinho é uma característica essencial dos jogos The Legend of Zelda, mas ter demasiada liberdade pode deixar uma pessoa empancada. Fizemos o esforço consciente de definir claramente as funções de cada eco, para os jogadores perceberem como e onde devem ser usados. Pensámos nisso no desenvolvimento, para que os jogadores pudessem alcançar os elementos de jogabilidade que queríamos que conhecessem sem se sentirem perdidos e confusos.