Quando uma mensagem telepática estranha convoca Samus para uma região distante do espaço onde uma civilização antiga reinou outrora, começa uma busca pelo segredo do derradeiro poder. O problema é que Samus não é a única caçadora de recompensas a ouvir a chamada. Outros seis - os assassinos mais implacáveis do universo - estão a tentar reclamar o poder para seu próprio benefício.
No modo Adventure principal dos caçadores, a ação decorre em vários planetas até aos quais podes viajar, em qualquer altura, na fiel Gunship da Samus. Cada planeta é um labirinto de divisões, túneis e – ao verdadeiro estilo Metroid – muitas portas tentadoras fechadas.
No modo para um só jogador, usa as armas de alta tecnologia e os reflexos da Samus para recuperares as relíquias numa série de intensas missões a solo ou estabelece uma ligação sem fios com até três amigos e participa em combates multijogadores ao estilo Deathmatch e King of the Hill.