Entrevista especial dedicada à Nintendo Classic Mini: NES – Parte 5: Metroid
"FamiConnichiwa" a todos! Sou o Akinori Sao e escrevo a partir de Quioto. Esta é a minha quinta e última entrevista com criadores de videojogos no âmbito do lançamento da Nintendo Classic Mini: Nintendo Entertainment System. Desta vez o jogo em destaque é Metroid, lançado originalmente para a Family Computer Disk System1 no Japão em agosto de 1986 e para a NES em janeiro de 1988.
Metroid conta com fãs acérrimos em todo o mundo. Enquanto jogo de ficção científica, destacou-se dos outros títulos da Nintendo lançados na altura. Como surgiu, então, Metroid? Nesta entrevista com Yoshio Sakamoto e Hiroji Kiyotake podes ficar a saber tudo!
Sakamoto-san, em 1983, quando a Famicom2 foi lançada, trabalhava na Nintendo há dois anos.
Uma vez tive a oportunidade de visitar uma fábrica de desenvolvimento nossa parceira e foi aí que vi o modelo do produto pela primeira vez.
Sim. A Famicom antes da sua produção em massa. Um funcionário dessa empresa demonstrou a sua gratidão à Nintendo, mas eu não sabia do que essa pessoa estava a falar (risos). Eu fazia parte do Departamento de Investigação e Desenvolvimento 1, que não estava diretamente envolvido no desenvolvimento da Famicom, por isso não sabia muito sobre ela.
Sim. (risos) Só fiquei a saber do lançamento da Famicom depois de algum tempo, por isso já fui um pouco atrasado.
Exato. Eu também trabalhava no Departamento de Investigação e Desenvolvimento 1, que estava dedicado principalmente à linha Game & Watch3, mas uma vez que entrei na empresa mesmo quando a Famicom foi posta à venda, fui para um centro comercial durante a época do Natal.
3. Game & Watch: Uma linha de dispositivos de videojogos portáteis com ecrãs LCD, cada um com um jogo. O primeiro jogo foi lançado em 1980 e a linha viria a vender um total de 43,4 milhões de dispositivos em todo o mundo.
Sim, nas lojas. (risos) E quando fui para esse centro comercial, a Famicom estava a vender bem e chegou até a esgotar. Depois recomendava produtos de outras empresas. (risos)
Deram-me instruções para o fazer, dizendo que seria uma experiência de aprendizagem. Por isso fui ajudar num determinado centro comercial na região de Kansai e só me lembro de ver pessoas a pedirem descontos. Alguém chegou a dizer: “Apanhei um comboio de muito longe para vir comprar isto, por isso podiam incluir alguns jogos de graça.” (risos)
Por isso não sei bem se aprendi alguma coisa por ter ido prestar assistência nas lojas! (risos)