Entrevista especial dedicada à Nintendo Classic Mini: NES – Parte 4: The Legend of Zelda
"FamiConnichiwa" a todos! Sou o Akinori Sao e escrevo a partir de Quioto. Esta é a minha quarta entrevista com criadores de videojogos no âmbito do lançamento da Nintendo Classic Mini: Nintendo Entertainment System e desta vez o jogo em destaque é The Legend of Zelda, o primeiro da lendária série que assinala este ano o seu 30.º aniversário.
O aguardado The Legend of Zelda: Breath of the Wild chega à Wii U e à Nintendo Switch no ano que vem e em antecipação deste lançamento, Miyamoto-san, Tezuka-san e Kondo-san dão-nos a conhecer um pouco mais do desenvolvimento do jogo original da série, que acompanhou a Family Computer Disk System1 no Japão.
A Second Quest, disponível após a conclusão do jogo principal, é debatida em detalhe nas secções bónus do artigo Iwata Pergunta dedicado a The Legend of Zelda: Spirit Tracks.
Sao: No ano passado a série Super Mario Bros. celebrou o seu 30.º aniversário. Vou começar diretamente com a pergunta: porque decidiram fazer The Legend of Zelda, lançado para a Family Computer Disk System há 30 anos?
2. Indiana Jones: uma série de filmes de aventura produzidos por George Lucas e Steven Spielberg. O primeiro filme, Raiders of the Lost Ark ("Salteadores da Arca Perdida"), chegou às salas de cinema em 1981.
Miyamoto: Certo. Eu queria recriar esse tipo de aventura num videojogo e as pessoas que jogavam RPG na altura estavam sempre a gabar-se da força das suas personagens e a telefonar umas às outras para trocarem esse tipo de informações. Quando reparei nisso, pensei que seria uma cena interessante.
Miyamoto: Sim. Com um mundo de espadas e magia como tema, decidi criar um jogo de aventura baseado numa caça ao tesouro. E assim surgiu The Legend of Zelda.
Sao: Zelda foi lançado cinco meses depois de Super Mario Bros.3, mas o desenvolvimento de The Legend of Zelda começou primeiro.
3. Super Mario Bros.: Um jogo de plataformas para a NES lançado no Japão em setembro de 1985 e na Europa em maio de 1987.
Tezuka: Sim. Temos documentação que mostra como trabalhámos simultaneamente nos dois jogos. O Kondo-san tinha um requerimento oficial.
Kondo: Esse requerimento era para direção de som para The Legend of Zelda. Contém um cunho com o nome do Tezuka-san e data de 27 de setembro.