Entrevista especial dedicada à Nintendo Classic Mini: NES – Parte 3: Super Mario Bros.
“FamiConnichiwa a todos”! Sou Akinori Sao e escrevo-vos a partir de Quioto. Esta é a minha terceira entrevista com criadores de videojogos da era NES para assinalar o lançamento da nova Nintendo Classic Mini: Nintendo Entertainment System. Desta vez, o destaque vai para Super Mario Bros., o jogo mais representativo da consola original.
Como deverão já saber, Super Mario Bros. foi um grande êxito que viria a tornar-se num fenómeno mundial sem precedentes. A Nintendo já partilhou algumas histórias de bastidores em, por exemplo, sessões Iwata Pergunta dedicadas a New Super Mario Bros. Wii (Parte 1, Parte 2 e Parte 3) e ao 25.º aniversário de Super Mario (Parte 5: Os criadores do primeiro Super Mario). Se não tiveste a oportunidade de ler estas entrevistas aquando da sua publicação, podes fazê-lo agora!
Desta feita, além do primeiro jogo Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, lançado três anos depois no Japão (e quase seis na Europa) estará igualmente na ribalta. Nesta entrevista, falei com Shigeru Miyamoto, com quem falei também a propósito de Donkey Kong na primeira entrevista dedicada a Donkey Kong, e com o designer Takashi Tezuka e Koji Kondo, o responsável pela música. Acompanha-nos até ao final da entrevista para ficares a conhecer, entre outros, os desafios no desenvolvimento de Super Mario Bros. 3!
O Tezuka-san e o Kondo-san começaram a trabalhar na Nintendo no mesmo ano. Nessa altura, a Famicom1 já estava à venda.
Eu também não tive uma. Mas jogava mais títulos para máquinas de salões de jogos. Donkey Kong 32 era bastante popular na altura em que entrei para a empresa, por isso joguei-o o mais que pude.
2. Donkey Kong 3: Um jogo de disparos lançado nos salões de jogos em 1983. A versão para a Famicom foi lançada em julho do ano seguinte e mais tarde saiu a versão para a NES.
Não tinha qualquer conhecimento desta coisa chamada “Family Computer” (Famicom), por isso achava que era uma espécie de computador! (risos)
(risos) Acredito que quando foi lançada, mais algumas pessoas tenham pensado o mesmo.
Sim. É difícil acreditar que alguém como eu, que tinha tão poucos conhecimentos, tenha acabado por desenvolver jogos para a Famicom.
O jogo em destaque na entrevista de hoje é Super Mario Bros. Miyamoto-san, qual foi a sua abordagem relativamente a este jogo?
Queria fazer um jogo que representasse o culminar de todos os jogos em cartucho da Famicom até àquele ponto.
Desde o lançamento da Famicom original até ao lançamento deste jogo no Japão – que viria a ser um êxito mundial – passaram dois anos. A participação de Tezuka-san e Kondo-san desempenhou um papel importante nisso?