Entrevista especial dedicada à Nintendo Classic Mini: NES – Parte 1: Donkey Kong
"FamiConnichiwa" a todos! Sou o Akinori Sao e escrevo-vos a partir de Quioto. Peço desculpa por começar com um apontamento tão disparatado, mas afinal, foi há 33 anos que a Famicom(1) nasceu e há 13 que a sua produção foi interrompida. Agora, em 2016, esta revolucionária consola de videojogos regressa em grande, na forma da Nintendo Classic Mini: Nintendo Entertainment System e da Classic Mini Famicom*! Eu tive a oportunidade de ter a Classic Mini Famicom nas mãos e é muito mais pequena do que imaginava! Não podia deixar de mencionar que é adorável!
Para assinalar o lançamento das Nintendo Classic Mini: Nintendo Entertainment System e Classic Mini Famicom, irei entrevistar os responsáveis pelo desenvolvimento de vários títulos da Nintendo. O primeiro tema é Donkey Kong e o meu entrevistado é o seu diretor representativo e criativo, Shigeru Miyamoto.
Há alguns anos, na primeira parte das entrevistas "Iwata Pergunta" dedicadas a New Super Mario Bros. Wii, Miyamoto revelou uma quantidade de informações exclusivas relativamente ao desenvolvimento de Donkey Kong, incluindo as razões pelas quais o Mario salta e usa um fato-macaco. Essa entrevista está disponível aqui, no caso de quereres ler ou recordar!
Miyamoto: Refiro-me sempre a elas na sua versão curta. Designamos a versão japonesa de "Classic Mini Famicom" e a versão europeia de "Classic Mini NES".
Miyamoto: Não diretamente, mas fui acompanhando o desenvolvimento. Quando a vi pela primeira vez, era uma mera placa de circuito a descoberto.
Sao: Uma placa de circuito a descoberto? Então, inicialmente, não ia assumir a forma de uma Famicom ou NES?
Miyamoto: A ideia era que uma única placa de circuito permitisse jogar dezenas de títulos para a NES. Mas perguntámo-nos se valeria a pena fazer isso naquele determinado ponto.
Sao: Afinal, podemos jogar títulos para a NES na Wii U e nas consolas da família Nintendo 3DS através do serviço Consola Virtual.
Miyamoto: Sim. O projeto começou na NERD(2) em França e pensámos que se planeávamos lançá-la, poderia ser boa ideia recriar o aspeto da NES, pois seria algo que os fãs iriam apreciar.
Miyamoto: Quando uma amostra da Classic Mini NES ficou pronta, a equipa de vendas no Japão viu-a e expressou o seu desejo de ter também uma mini-Famicom.
Miyamoto: Sim (risos). No processo de transformação em produto, pensámos que seria benéfico ter também um protótipo da Famicom para apresentações internas e, por acaso, eu tinha no meu quarto um despertador que se assemelhava a uma Famicom. É um produto licenciado bastante antigo e o plástico já estava todo amarelo (risos).
Miyamoto: Era mais pequena do que tínhamos planeado originalmente, mas a equipa que estava a desenvolver a Classic Mini Famicom queria utilizá-la e acabámos por emprestá-la. Durante um tempo utilizaram aquela Famicom amarelada nas apresentações.