Alguns amiibo são figuras, outros são cartões, mas todos funcionam da mesma forma e fazem as mesmas coisas, independentemente do seu formato. Se tiveres um amiibo compatível com o título que estiveres a utilizar, poderás usá-lo para modificares o teu jogo de formas surpreendentes!
Se utilizares o amiibo do Link Lobo em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, essa personagem aparecerá no jogo para se juntar a ti nas tuas aventuras.
Se introduzires um amiibo compatível em Animal Crossing: New Leaf - Welcome amiibo poderás convidar animais para visitarem a tua povoação...e quem sabe se não acabarão por mudar-se para lá!
Podes alterar a aparência das tuas personagens e expandir as tuas opções de personalização com fatos temáticos utilizando os amiibo em títulos compatíveis.
Ao utilizares um amiibo compatível em Splatoon 2, podes tornar-te amigo da personagem correspondente e desbloquear novo equipamento para o teu Inkling!
Já em Poochy & Yoshi's Woolly World podes usar um amiibo para desbloquear padrões Yoshi baseados na personagem em questão – vê o aspeto do Yoshi como Mario, Kirby, Donkey Kong e mais!
Se utilizares os amiibo do Alm ou da Celica em Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia, poderás desbloquear uma masmorra especial em que combaterás bosses e reunirás objetos.
Já em Picross 3D: Round 2 podes recorrer a amiibo para desbloqueares quebra-cabeças especiais baseados em personagens clássicas da Nintendo!