Nesta entrevista, vamos falar sobre New Super Mario Bros. Wii. Mas, em vez de partirmos logo para uma discussão sobre este novo título, gostaria de começar por falar sobre as raízes de Mario. Claro que há muitos leitores que conhecem a história, mas creio que também há quem não faça ideia como Mario começou.
E que tal começarmos por falar sobre o período da concepção inicial de Mario, quando ele era conhecido como “Jumpman", o homem dos saltos?
1 Pac-Man era um jogo arcade, tendo sido publicado em 1980 pela Namco (agora Namco Bandai Games Inc.). Enorme êxito mundial, foi posteriormente lançado para a Nintendo Entertainment System. 2 Sheriff era um shooter, tendo sido publicado em 1979, em que o herói tem de derrotar 16 criminosos. Também apareceu como minijogo em WarioWare, Inc.: Minigame Mania para a consola Game Boy Advance.
Exactamente. Foi nesse momento que o presidente da Nintendo da altura, Yamauchi-san, nos disse: “Façam jogos que vendam mais!”
Como deves calcular, era um grande fã de jogos. Além disso, enquanto agora há imensas pessoas na Nintendo com grande talento para jogar, na altura eu era um dos melhores jogadores.
3 Nos jogos de comer pontos (dot-eating games), o jogador tentava escapar a inimigos num labirinto ao mesmo tempo que passava sobre pontos ou bolinhas para aumentar a pontuação.