Já tinhas visitado o Louvre antes, mas sempre como cliente. Deves ter olhado para o museu com um olhar muito diferente quando lá estiveste a desenvolver o trabalho de investigação.
É verdade. Deram-nos um passe especial e nós corremos o museu inteiro a analisar todos os sistemas internos que operam nos bastidores. Tivemos a oportunidade de visitar o museu num dia em que esteve fechado ao público e deambular pelo edifício para estudar o seu interior. Tirei imensas fotografias com a minha Nintendo 3DS.
Nessa altura, apercebi-me do quão divertido era olhar para as fotografias em 3D que tinha tirado. Levou-me a pensar que os museus não se limitam às obras que têm em exibição – o edifício e o ambiente também me divertiram imenso. Achámos que seria giro acrescentar algum valor à aplicação – desenvolvê-la como se fosse uma recordação da tua visita ao museu, em vez de apenas um guia.
Ah, então é por isso que a aplicação também te permite levar a experiência do museu para casa18.18. Software que te permite levar a experiência do museu contigo para casa: Há uma versão em caixa do software Nintendo 3DS Guide: Louvre que pode ser adquirida em exclusivo nas lojas de recordações do museu do Louvre.
Exatamente. Mas também funciona como um audioguia, claro. Introduzimos fotografias em 3D do interior do museu, que podem ser vistas em 360 graus, modelos em 3D das estátuas, que podem ser vistos de qualquer ângulo, fotografias com alta resolução, e ainda uma funcionalidade de visita guiada. Acabou por transformar-se numa aplicação extremamente divertida que dá imenso gozo utilizar. Numa das minhas visitas ao museu, deparei-me com uma espécie de paradoxo: dei por mim a olhar para um guia visual, em vez de olhar para as obras que estavam mesmo à minha frente! (risos)
Mas, em alta resolução, consegues ver pequenos detalhes de obras como a Mona Lisa19 que, na verdade, serias incapaz de ver em pessoa.19. Mona Lisa: Pintura a óleo da autoria do artista italiano Leonardo da Vinci.
É verdade. Não te consegues aproximar assim tanto da verdadeira Mona Lisa, só a podes ver a uma certa distância. Por isso, de certa forma, podes vê-la muito mais de perto do que conseguirias em pessoa. E o audioguia é bastante exaustivo, não é?
Bem, a verdade é que se diz que precisas de pelo menos uma semana para ver realmente o Louvre. Por isso, faz sentido que haja tantas horas de áudio.
Há mais de 700 descrições, das quais cerca de 500 correspondem a obras em exibição no museu. Só se consegue ver entre 20 a 30 obras numa só visita ao museu. Por isso, se estudares as obras com esta aplicação antes da visita e voltares a estudá-las quando chegares a casa, conseguirás um entendimento muito mais profundo.
Dentro do museu, o guia vai mudando automaticamente de acordo com o local em que te encontras.Quando usas um guia convencional, tens de introduzir o número correspondente a uma obra num aparelho para ouvires a descrição. Mas, se usares esta aplicação, o guia reproduz automaticamente a descrição correspondente ao local em que estiveres na altura, desde que tenhas selecionado o modo Museum.