Para começar, importam-se de se apresentar um de cada vez?
Eu sou Shimomura do Network Service Development Department. Tive experiência no desenvolvimento de software e hardware e por isso no “Walk with Me!” fiquei encarregue de supervisionar a criação tanto do pedómetro e software como de juntar o projecto como um todo.
Eu sou Mizuki do Network Planning Group do Network Service Development Department. Juntei-me a este projecto a meio do desenvolvimento com uma função de apoio, num trabalho semelhante ao de um produtor.
Sou Morimura, do mesmo Network Planning Group que Mizuki-san. Fui o director do projecto “Walk with Me!”. Antes disso, trabalhei como programador, mas mudei de departamento e este é o primeiro software de que estive encarregue.
1 Concepção Mecânica ou Mechanical Design é levar a cabo o desenvolvimento, desenho e avaliação das peças mecânicas que se encontram nos componentes exteriores e interruptores, etc.
Bem, podem começar por me falar um pouco sobre o Network Service Development Department? É um departamento ligeiramente estranho, até para a Nintendo.
Originalmente, na Nintendo, tínhamos pessoas a fabricar hardware e outras a fabricar software misturadas no mesmo departamento, e essas pessoas trabalhavam juntas para criar coisas.
Noutras palavras, estava a ser realizada uma actividade integrada de software/hardware num único departamento. Por exemplo, enquanto alguém criava o Game Boy, outra pessoa na secretária seguinte poderia estar a trabalhar em software.
Sim, mas os casos de tipos semelhantes de desenvolvimento a ser levados a cabo por dois departamentos diferentes ao mesmo tempo estavam a aumentar e a escala de desenvolvimento estava também a tornar-se cada vez maior. O sistema de desenvolvimento na sua forma tradicional tinha-se tornado ineficaz e por isso a empresa passou por uma reorganização em grande escala. Como resultado, a Nintendo foi reestruturada em duas grandes divisões de desenvolvimento de hardware e duas divisões de desenvolvimento de software.
A ideia fundamental de uma empresa integrada de software/hardware não mudou, mas esta ideia é agora concretizada através da colaboração entre departamentos. E o Network Service Development Department é o único que não está atribuído a nenhuma das divisões de desenvolvimento.
Sim, o nosso departamento é o único em que o sistema de desenvolvimento tradicional permaneceu. Como resultado, temos pessoas como Mizuki-san e Morimura-san que criam software, pessoas como Akita-san que trabalham em concepção mecânica e também programadores e por aí fora, por isso é um departamento algo estranho na Nintendo hoje em dia.
Recentemente, trabalhei no “MAGKID”2, que é um controlador deslizante similar a um rato. Akita-san esteve também encarregue da concepção mecânica para este produto. Trabalhei também no “Pokemotion”3 com a anterior encarnação do Network Services Development Department.