Jérôme, posso perguntar-te o que procuras em potenciais funcionários? Eu sei que é Alex que dirige o negócio, mas creio que foste tu quem criou a cultura da empresa.
Não podiam ter criado uma empresa como a NERD limitando-se a juntar pessoas que só têm competências tecnológicas. Têm um grupo de pessoas com essas competências, mas que também têm algo mais para oferecer. E é isso que cria a cultura da NERD.
Uma boa expressão para defini-lo é que precisas de ter um «fogo interior»: algo que te impele a mergulhar de cabeça na tecnologia, algo que fervilha dentro de ti e que te faz querer programar e criar. Ter isto é extremamente importante para nós.
Um dos grandes pontos fortes desta empresa é, sem dúvida, a forma como foram capazes de criar uma equipa de pessoas que não conseguem evitar sentir que têm de concretizar projetos sem que seja necessário pedir-lhes especificamente que o façam e sem esperarem grandes recompensas em troca.
Não o fazem por dinheiro. Não o fazem pela fama. Fazem-no porque é muito divertido enfrentar um problema. Lembro-me de que quando comecei a trabalhar para o Jérôme, recebi um pagamento na minha conta bancária no final do mês e pensei «Ei! Porque recebi isto?» (risos) Estava a divertir-me tanto que senti que era estranho estar a ser pago por isso. E é esse tipo de pessoa, que é motivada por esse tipo de prazer, que vem para esta empresa. É engraçado porque quando entrei para a indústria dos videojogos todos os meus amigos da universidade estavam a trabalhar em empresas muito sérias e de grande dimensão. Eram mais bem pagos do que eu e não percebiam por que razão escolhi ir para uma empresa pequena fazer este tipo de trabalho. Mas eu limitava-me a dizer-lhes «Estou a divertir-me, não faço cálculos.»
Também me fizeram perguntas semelhantes quando entrei para uma empresa com apenas cinco pessoas mal saí da universidade. (risos) Mas tenho a certeza de que tive experiências muito mais interessantes e entusiasmantes em termos de criar coisas do que as pessoas que me faziam essas perguntas.
Outro ponto forte dos funcionários da NERD é o facto de serem capazes de produzir novos trabalhos sozinhos. Alguns dos produtos que ofereceram à Nintendo foram coisas que nem sequer vos tínhamos pedido. Vocês limitaram-se a avançar sozinhos e criaram coisas que acharam que nos podiam ser úteis.
Na altura, não conseguimos encontrar trabalhos divertidos na indústria e, por isso, criámos a nossa própria empresa e os nossos próprios trabalhos. Quando apresentaram o hardware da Nintendo 3DS21 pela primeira vez, ficámos entusiasmadíssimos. Tinha uma câmara 3D e um ecrã 3D e ocorreu-nos imediatamente que deveria haver uma data de coisas que podíamos fazer com aquilo. Por exemplo, olhámos para as câmaras e apercebemo-nos de que talvez pudéssemos calibrá-las com software e decidimos mostrar isso à Nintendo. 21. Nintendo 3DS: uma consola portátil lançada originalmente no Japão em fevereiro de 2011. Na Europa foi lançada em março do mesmo ano.
Esta funcionalidade que a NERD criou – apesar de não a termos pedido – foi usada na câmara da Nintendo 3DS e fez uma diferença enorme. O que nos levou a contactar a Mobiclip naquela altura foi o facto de querermos um codec de vídeo 3D. Nessa altura, ainda não tínhamos anunciado nada sobre a Nintendo 3DS, por isso, antes de vos pedirmos que começassem a trabalhar no codec, tivemos de pedir-vos que tratassem toda a informação com enorme confidencialidade. Nem sequer fizemos referência à calibração das câmaras 3D22. (risos)22. Calibração das câmaras 3D: a calibração das duas câmaras exteriores é implementada na consola Nintendo 3DS. Quando ocorre um mau alinhamento entre as duas câmaras exteriores, os utilizadores podem corrigi-lo seguindo os passos em «Configuração Automática», encontrado em Câmaras Exteriores nas Definições da Consola.