Então, a Mobiclip e a Nintendo continuavam a fortalecer a sua relação desta forma e, por volta desta altura, os investidores da Mobiclip começaram a pensar em vender a empresa para recuperar o investimento. Pelo que entendi, foi nessa altura que vocês os dois propuseram que a Mobiclip passasse a fazer parte do grupo Nintendo, não é verdade?
O que é que os projetos da Nintendo tinham que os tornava mais entusiasmantes ou apelativos dos que os outros?
Acho que há vários fatores, mas o que torna a Nintendo atraente é o facto de a inovação ser o ponto-chave. Vês empresas a disputar especificações de hardware, a dizer que têm mais megahertz do que a concorrência, mas isso não é uma forma criativa de progredir. Vimos que a Nintendo se empenhava em criar experiências novas e tecnologias novas que permitissem levá-las a cabo. 23. Megahertz: uma unidade de frequência que representa a velocidade de processamento de um computador.
A Nintendo tem um historial de inovação disruptiva com a família Nintendo DS24, a Wii25 e agora a Wii U26. E, para nós, é muito importante continuar a produzir este tipo de inovação, o que fez parte do apelo. 24. Família Nintendo DS: uma família de consolas portáteis de videojogos que começou com a Nintendo DS, lançada no Japão em dezembro de 2004. Foi lançada na Europa em março de 2005.25. Wii: uma consola de jogos de uso doméstico lançada no Japão em dezembro de 2006. Também foi lançada na Europa no mesmo mês.26. Wii U: uma consola doméstica de jogos lançada no Japão em dezembro de 2012. Foi lançada na Europa em novembro do mesmo ano.
Acho que também há outro ponto. Nós somos apenas uma pequena empresa, mas a Nintendo confiou em nós e acho que essa é uma das razões que nos fez gravitar em direção à Nintendo. O grupo tem demonstrado uma enorme abertura de espírito e já conseguimos construir uma boa relação com Okada-san e Shimada-san27.27. Takeshi Shimada, subdiretor geral do Departamento de Ambientes de Desenvolvimento de Software da Nintendo.
Sim, a confiança que construímos com os engenheiros da Nintendo também é um ponto essencial. Nós somos engenheiros, o Shimada-san da Nintendo é engenheiro e, claro, tu próprio és engenheiro. Por isso, toda esta estrutura tem muito valor para nós porque sabemos que os desafios técnicos vão ser levados a sério.
Então, suponho que a minha experiência na área da ciência informática enquanto engenheiro tenha tido impacto na nossa relação.
Sim, acho que teve. Queremos fazer a diferença nos produtos da Nintendo. Mas só podemos fazê-lo se soubermos que as pessoas encarregues de tomar decisões valorizam verdadeiramente uma determinada diferença técnica ou ideia. Acho que é crucial ter um diretor executivo capaz de tomar as decisões certas.
Neste momento, o Shimada-san é o ponto de contacto na Nintendo para a NERD. Como é trabalhar com ele? Estão satisfeitos com a forma como têm trabalhado em conjunto?
Estou sempre a dizer-lhe isso. (risos) Por exemplo, se vos obrigássemos a fazer as coisas à nossa maneira e pedíssemos ao Jérôme que picasse o ponto num escritório em Paris das 09h00 às 17h00 todos os dias, a NERD perderia aquilo que a torna especial.