Quando havia pontos de retransmissão para o Modo Tag na Nintendo DS, usavam a própria consola para trocar dados com outra pessoa, mas agora os dados carregados em pontos de acesso através do serviço Nintendo Zone são guardados num servidor durante algum tempo. Por isso decidimos preparar um servidor na empresa, mas tivemos de esperar um mês pela entrega.
A utilização de nuvens como servidores é ideal quando se oferece um serviço em que, tal como com os pontos de retransmissão StreetPass, não é possível prever quantos utilizadores irão aceder aos 100.000 pontos de acesso espalhados pelo mundo. Desta forma, facilmente se aumenta ou diminui o número de servidores conforme as circunstâncias.
Atualmente, o Miiverse22 para a Wii U tem uma estrutura semelhante. Há várias grandes empresas de serviços online que estão a reavaliar a sua estrutura de servidores e a optar por nuvens.22. Miiverse: Um serviço de rede que permite a utilizadores de todo o mundo entrarem em contacto através das suas personagens Mii e, assim, desfrutar ainda mais dos videojogos integrados na consola Wii U. Pode-se interagir partilhando pensamentos nas comunidades dos jogos favoritos e publicando ilustrações e comentários feitos à mão.
Fui eu mesmo que analisei estes dados: são cerca de 20 ou 30 segundos quando é rápido e cerca de um minuto quando é mais demorado.
Internamente, há várias equipas de desenvolvimento de servidores que utilizam proativamente software open source. Somos uma dessas equipas e usámos vários programas de software open source.
Na Internet qualquer pessoa pode encontrar programas, manuais e outras informações sobre software open source. É aberto por definição, por isso os programadores do mundo podem continuar a melhorar o software. Um exemplo representativo e muito conhecido é o sistema operativo Linux23.23. Linux: Um sistema operativo desenvolvido por um estudante universitário da Finlândia. Foi lançado mais tarde como freeware e melhorado por vários criadores.
Exatamente. Foi a partir desses programas de software open source que adotámos um software de gestão de dados chamado HBase24. O HBase suporta grandes quantidades de processamento ao mesmo tempo que consegue melhorar a capacidade do sistema ao adicionar servidores. Achei que se adequava ao nosso cenário, onde os dados seriam processados constantemente, sabendo que podíamos facilmente expandir a infraestrutura conforme o volume de dados a tratar. Já o estávamos a testar noutro projeto desde o final do ano passado, por isso conhecíamos bem o software.24. HBase: Produto desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos nos EUA que apoia software open source. É usado por grandes serviços de redes sociais tais como LINE e Facebook.