O serviço de pontos de retransmissão StreetPass iniciou-se a 6 de agosto, mas no Japão não houve qualquer aviso prévio, por isso acho que muita gente achou que tinha surgido do nada. Mais de dois milhões de pessoas já usam o serviço, e isto só no Japão. Achei que poderia colocar algumas questões interessantes sobre a criação do serviço e apressei-me a convidar todos os envolvidos no projeto para uma entrevista. Gostaria que começassem por apresentar-se, pode ser? Comecemos com Konno-san.
Eu sou o Konno, da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Produzi alguns videojogos, como nintendogs1 para a Nintendo DS e nintendogs + cats2 para a Nintendo 3DS, e sou também uma espécie de coordenador geral de todo o hardware da Nintendo 3DS. Desta vez, estive muito envolvido no projeto dos pontos de retransmissão StreetPass.1. nintendogs: Um jogo de comunicação com cachorrinhos lançado para a consola Nintendo DS em outubro de 2005.2. nintendogs + cats: Um jogo de comunicação lançado em simultâneo com a consola Nintendo 3DS em março de 2011. Este jogo incluía também a comunicação com gatinhos.
Basicamente fui uma das pessoas que sugeriu inicialmente o conceito. Gostava que mais pessoas pudessem desfrutar do StreetPass, especialmente na América e na Europa, mas também no Japão, por isso pedi para este projeto avançar.
Eu sou o Yamazaki, do Departamento de Desenvolvimento e Operações de Redes. Nos últimos anos, tenho trabalhado em sistemas que giram à volta das caraterísticas comunicativas da Nintendo 3DS e da Wii U. Neste âmbito, coordenei a equipa de desenvolvimento de servidores na criação do serviço de pontos de retransmissão StreetPass.
Também coordenaste a criação da funcionalidade SpotPass.33. SpotPass: Uma funcionalidade da consola Nintendo 3DS que quando é ativada pela proximidade a um ponto de Internet wi-fi permite à consola receber várias informações e outros conteúdos da Nintendo.
Eu sou o Kawahara, do Departamento de Desenvolvimento e Operações de Redes. Tenho trabalhado em serviços de vídeo tais como o Canal Nintendo4 e o Wii no Ma5 para a consola Wii. Também trabalhei na implementação dos servidores para o SpotPass. Quanto aos pontos de retransmissão StreetPass, construí a infraestrutura para os pontos de retransmissão em si.4. Canal Nintendo: Este Canal Wii permitia aos utilizadores desfrutarem de vídeos e versões demo de títulos relacionados com as consolas Wii e Nintendo DS. Este canal já não se encontra disponível.5. Wii no Ma (Sala Wii): Serviço que está apenas disponível no Japão. Trata-se de um Canal Wii gerido pela empresa Wii no Ma Co., Ltd. Wii no Ma era um “canal de comunicação em salas de estar” que apresentava três serviços: Compras, Cinema em Casa e Ironna Ma (Várias Salas). Este serviço oferecia a possibilidade de adquirir produtos originais apenas disponíveis através do Wii no Ma, tais como artigos gourmet, artigos comuns do quotidiano, produtos de moda e para o lar. Os utilizadores podiam também alugar filmes, anime e programas clássicos de televisão. Este canal já não se encontra disponível.
Eu e Inoue-san, sentado aqui ao meu lado, fazemos parte da mesma equipa há cerca de três anos. Somos a equipa original deste projeto.
Há três anos ainda estávamos a desenvolver a consola Nintendo 3DS, antes de ser lançada.
Sim. O conceito dos pontos de retransmissão existia antes do lançamento da Nintendo 3DS, mas mal dei por mim já estava a criar os servidores para o SpotPass. (risos)
Depois, nesta primavera, decidiu-se avançar com os pontos de retransmissão – o objetivo que tivemos durante três anos tornou-se realidade.
Sou o Inoue, do Departamento de Desenvolvimento e Operações de Redes. Quanto aos pontos de retransmissão StreetPass, fui o programador principal dos servidores e trabalhei no processamento dos pontos de retransmissão na perspetiva do cliente, tendo como líder Matsuoka-san. Desde que entrei para a empresa, trabalhei no Canal Nintendo, assim como no desenvolvimento dos servidores e operações para o SpotPass na Nintendo 3DS e na Wii U. E, tal como Kawahara-san, estou muito contente por ver os pontos de retransmissão StreetPass serem lançados três anos depois.