Então como chegaste à liderança de uma equipa independente, Takahashi-san?
Lembro-me de ver Sakaguchi-san e de lhe dizer que estava à procura de um desafio novo. Foi quando estávamos todos a meio do FFVII.
FFVII marcou um verdadeiro ponto de viragem na série. Para uma pessoa que fazia parte disso liderar uma equipa só dele...bem, Sakaguchi-san, deve ter sido duro perdê-lo, ainda que só desejasses o melhor para ele.
Sim. É verdade. Para ser sincero, senti-me um pouco sozinho. Uma memória clara que tenho é que logo que Taka-chan formou uma equipa separada, a sua secretária ficou completamente coberta de modelos de Gundam e de armas de brincar. Foi aí que me apercebi de que sempre havia querido trabalhar neste tipo de coisas.
Queria ver se conseguiríamos fazer um jogo todo em 3D, e não só as cenas dos acontecimentos. A minha motivação inicial foi tentar fazer jogos que conseguissem isso.
Exato. Senti que a empresa precisava de desenvolver o seu conhecimento relativo à utilização do 3D de uma forma diferente da do sétimo capítulo. Queria fazer níveis inteiramente tridimensionais e permitir ao jogador alterar livremente o ângulo a partir do qual vê o mundo.
Existe uma grande diferença entre ser simplesmente responsável pelos gráficos e inventar conceitos de jogo totalmente novos e tentar juntar todos os elementos.
A minha equipa era constituída, quase na totalidade, por miúdos novos que não sabiam nada sobre 3D. O mais difícil foi o lado psicológico: ajudar pessoas a ajustarem-se à equipa, falar com elas sobre as suas preocupações, e por aí fora. Foi aí que me apercebi de que Sakaguchi-san tinha lidado com este tipo de coisas desde sempre.
Só quando abandonas o ninho é que te apercebes do que os teus pais fizeram por ti! (risos)
Sakaguchi-san, quando é que te apercebeste de que era essencial tomares conta da tua equipa? O primeiro FF foi feito num período de tempo muito curto, com poucas pessoas na equipa, por isso imagino que não tenhas tido muito tempo para pensar no bem-estar psicológico da tua equipa.
Tens razão. Mas até ao FF III7, trabalhámos com um programador estrangeiro dotado que não falava japonês nem percebia nada de RPG, o que exigiu um tipo diferente de supervisão. Então, todos os dias eu levava-o a comer um bife e... (risos) 7Final Fantasy III é um RPG lançado para a Famicom no Japão, em abril de 1990.