Deixar uma marca
Sakaguchi-san, o que pensas sobre o resultado final de The Last Story e sobre trabalhar com a Nintendo em geral?
Tal como Taka-chan, foi-me pedido para fazer um jogo numa linha romântica. Para mim, seguir este tema não foi um problema, porque sempre havia querido incluir o tal drama assoberbante que decorre entre um homem e uma mulher. Na verdade, à medida que o projeto ia avançando, a forma como concebi este tema mudou até se ter tornado mais sobre companheirismo do que outra coisa.
Mas a história inicial e o tema que criaste nunca se alteraram fundamentalmente. Tenho a sensação de que no processo de criação do jogo, estavam sempre a ser adicionados elementos que melhoravam o ritmo, o realismo e a recetividade.
Sim, é verdade. Sinto que tivemos sorte no sentido em que algumas dessas ideias eram como sementes que rebentaram inesperadamente. Depois regámo-las e cresceram de tal forma que criaram uma floresta. Em relação a trabalhar com a Nintendo, quando trabalhei no FFIII, havia um sistema de avaliação de software interno na Nintendo, embora na altura ainda não fosse conhecido como o Mario Club.
Lembro-me de alguém ter escrito no seu relatório: “Um dia gostaria de trabalhar numa coisa deste género”. Para dizer a verdade, nunca falei com ninguém sobre isto.
Nessa altura, a estrutura do Mario Club não existia, então o staff da empresa anotava a sua avaliação dos jogos. Isto significa que membros da equipa de desenvolvimento também teriam dado o seu feedback, o que justifica teres recebido uma resposta dessas.
Ah, compreendo. Então membros da equipa de desenvolvimento também participavam. Isso deixou-me bastante impressionado, e desde aí tenho a sensação de que a Nintendo percebe as minhas ideias. Isso, de certa forma, deu-me alguma confiança. (risos) Foi uma surpresa agradável, devo dizer. Desta vez passei quatro dias a trabalhar com o Mario Club porque costumava ter essa experiência.
Bem, foi uma boa surpresa para a Nintendo teres passado quatro dias com o Mario Club, teres considerado as suas opiniões e ideias. Isso proporcionou-nos a oportunidade de dar um contributo significativo.
O meu objetivo principal era receber esse contributo, mas eu tinha outro objetivo. Queria deixar alguma coisa no Mario Club… Queria deixar uma marca pessoal, que ainda perdurasse quando chegasse a altura dos ajustes finais no fim do projeto. Esperava que essa tal marca pessoal criasse a “empatia” de que falávamos há pouco. Para nos certificarmos de que trabalhávamos bem, com um objetivo comum, aproveitei a oportunidade para deixar a minha marca. (risos) Penso que isso nos ajudou a trabalhar em conjunto muito bem até ao fim.
Então é por isso que os membros da equipa do Mario Club choraram quando a fase de depuração de nove meses terminou. Estou certo de que é porque também se sentiram membros da equipa de desenvolvimento.
Exatamente. Quer dizer, não planeei tudo até esse ponto, mas é verdade que tenho uma capacidade para envolver as pessoas no processo. Não sei se isso é bom ou mau mas aí tens. (risos)
Sakaguchi-san consegue sempre criar uma certa atmosfera. Penso que é uma coisa que nunca fui capaz de fazer, embora adorasse poder fazê-lo um dia.