Em comparação com a forma como as coisas eram antes, o número de elementos com que tens de jogar quando crias um jogo aumentou substancialmente. É por esta razão que os jogos se desenvolveram tanto, ao mesmo tempo que ficas com uma sensação de que perderam algo que em tempos tinham.
Sim, consigo ver isso. Poderias dizer que perderam aquele aspeto artesanal, aquela arte manual.
Pergunto-me até que ponto esse espírito artesanal que os pioneiros do desenvolvimento de jogos detinham foi passado para a geração mais jovem. Antes, era possível influenciar em grande medida o produto final com os teus próprios esforços, então as pessoas que faziam jogos conheciam todos os aspetos da criação de jogos. Isto significou que desenvolveram uma habilidade natural para julgar o que era importante assim como a determinação e a tenacidade para o conseguirem. Acho que é esse o verdadeiro significado da arte manual. Mas à medida que o processo de criação de jogos foi mudando, a quantidade que uma pessoa pode fazer encolheu, e apareceu uma barreira entre a forma como os criadores pensavam e a forma como a nova geração trata a criação de jogos. Agora diria que é importante para os que têm estado envolvidos na criação de jogos há muito tempo desempenharem esse papel para que a geração mais nova coloque a sua fé no que os criadores seniores estão a fazer.
Senti mesmo que The Last Story e Xenoblade Chronicles8 ganharam forma graças a esse tipo de determinação. Nós, aqui na Nintendo, estivemos contigo para levarmos esses jogos até ao fim. 8Xenoblade Chronicles é um RPG lançado para a Wii no Japão em junho de 2010 e na Europa em agosto de 2011. Tetsuya Takahashi foi o diretor geral do projeto.
Agora que falas nisso, a data de lançamento para ambos os títulos foi adiada, não foi?
Uma coisa de que dei conta recentemente é que muitas pessoas da nossa geração assumiram papéis de produtores e que se distanciaram do processo de desenvolvimento do próprio jogo. Se olhares para filmes ou animações, as pessoas na casa dos 50 ou dos 60 permanecem muito ativas. Se deixarmos de fazer jogos, esse espírito de arte manual não será passado para a geração seguinte. É por isso que acho melhor mantermos um papel ativo no processo de desenvolvimento do jogo.
Se Sakaguchi-san não tivesse sido o diretor, ou se Takahashi-san se tivesse distanciado da equipa de desenvolvimento, esses títulos não se teriam tornado os jogos que hoje são. Os membros mais novos da equipa colheram os frutos da determinação de ambos.
Na apresentação do Last Story, Fujisaka-san9 falou de uma vez em que estava a trabalhar até tarde e Sakaguchi-san entrou depois de ter saído à noite e deu instruções relativamente ao design do logo, e depois foi para casa. Consegui mesmo imaginar essa cena. Sakaguchi-san sempre foi assim, certo? (risos) Se disser a alguém o que fazer, essa pessoa não tem alternativa senão fazê-lo mesmo! Mas penso que isso é muito importante. 9Kimihiko Fujisaka foi responsável pelo design de personagens de The Last Story.