Entrevista Nintendo Classic Mini: SNES – Parte 4: Super Mario Kart
Regresso com mais uma entrevista de uma série levada a cabo para comemorar o lançamento da Nintendo Classic Mini: Super Nintendo Entertainment System. O tópico desta quarta entrevista é Super Mario Kart.
Mario Kart 8 Deluxe foi lançado recentemente, em exclusivo para a Nintendo Switch. Há 24 anos surgia o primeiro jogo desta já icónica série de corridas de carros: Super Mario Kart. Hoje damos-te a conhecer um pouco do seu processo de desenvolvimento.
Como se deu o início de Super Mario Kart? Como é que a atmosfera do jogo começou a ganhar forma? Tadashi Sugiyama e Hideki Konno respondem a estas e a muitas outras perguntas que nos levam aos bastidores do jogo original da série Mario Kart.
Ambos trabalharam como diretores de Super Mario Kart. Muito antes disso, Sugiyama-san, fez parte do desenvolvimento de Ice Climber1, pelo que é também o pai de Popo e Nana, certo?
1. Ice Climber: Um jogo de ação e plataformas de deslocamento vertical para a Nintendo Entertainment System (NES). Lançado no Japão em janeiro de 1985 e na Europa em setembro de 1986.
Ice Hockey2 para a Nintendo Entertainment System. Os jogos de desportos são muito populares na Europa, por isso quando falo com pessoas de outros países e lhes digo que o meu primeiro trabalho foi Ice Hockey, eles lembram-se dele e exclamam: “Oh, esse jogo?!” Por isso beneficiei com essa experiência. (risos).
2. Ice Hockey: Um jogo de desporto para a NES. Lançado no Japão em janeiro de 1988 e na Europa em abril de 1988.
Eu estive a cargo do design, por isso tratei do planeamento e do design de fundo, por aí fora.
Fui o diretor maioritariamente no que diz respeito aos aspetos tecnológicos, pelo que estive envolvido em assuntos como a lógica da jogabilidade. Claro que tínhamos programadores dedicados, mas eu estava também a cargo das coisas relacionadas com o sistema do jogo.
3. F-ZERO: Um jogo de corridas para a Super Nintendo Entertainment System (SNES) lançado no Japão em 1990 e na Europa em 1992.