CI_SNES_SuperMetroid_Devs.jpg
Regresso com mais uma entrevista de uma série levada a cabo para comemorar o lançamento da Nintendo Classic Mini: Super Nintendo Entertainment System. O tópico desta terceira entrevista é Super Metroid.
Na Europa, o jogo Metroid original foi lançado para a Nintendo Entertainment System em 1988. Metroid II: Return of Samus foi lançado para a Game Boy em 1992 e, mais de dois anos após o lançamento da Super NES na Europa, foi a vez do terceiro jogo da série: Super Metroid.
Porque é que o jogo demorou tanto a ser criado? Como se deu o início do desenvolvimento? Desta vez, falarei com Yoshio Sakamoto, o criador de Metroid, e com Kenji Yamamoto, que esteve a cargo do som do jogo.
Yamamoto-san, em que tipo de títulos trabalhou antes de se dedicar ao som de Super Metroid?
1. Punch-Out!!: Após o lançamento de Punch-Out!! nos salões de jogos, uma nova versão do jogo de ação e desporto foi lançada para a NES. Lançado no Japão em novembro de 1987 e na Europa em dezembro de 1987.
2. Famicom Wars: Um jogo de simulação e estratégia lançado para a Famicom em agosto de 1988. Foi vendido apenas no Japão.
4. Family Computer Disk System: Um acessório para a Famicom lançado no Japão em fevereiro de 1986. As disquetes utilizadas com a consola permitiam aos jogadores utilizarem Famicom Disk Writer Kiosks para gravarem novos jogos. Esta consola foi comercializada apenas no Japão.
5. Nintendo Scope 6: Um jogo de disparos lançado para a Super NES. Lançado no Japão com o nome “Super Scope 6” em junho de 1993 e como “Nintendo Scope 6” na Europa em agosto de 1993. O jogo vinha com um acessório Super Scope para a Super NES.
Isso foi um ano após o lançamento da Super Famicom no Japão. Como se deu o início do desenvolvimento?
Não aconteceu porque eu disse que queria fazê-lo. Na altura, o meu chefe era o Makoto Kano6. Ele já está reformado, por isso utilizo o “san” honorífico com o seu nome. O Kano-san disse-me: “Sakamoto-kun, faz um jogo Metroid para a Super NES. Vou criar um ambiente para ele, por isso deveríamos fazê-lo!”
6. Makoto Kano: Durante o seu tempo na Nintendo, trabalhou no design de personagens de Game & Watch e participou no desenvolvimento de muitos jogos, incluindo Wild Gunman e Kaeru no Tame ni Kane wa Naru. Foi um dos convidados na entrevista “Iwata Pergunta” sobre Game & Watch.