Sim. Trouxe comigo um produto de primeira geração para vocês verem.
Quando Sugiyama-san e os outros saíram para a tal visita de estudo para investigar a vossa tecnologia, a Panasonic já tinha produtos para medir atividade física, não é?
(mostrando um contador de atividade) Cá está. Criámos este produto quando se tornou obrigatório no Japão diagnosticar a síndrome metabólica10.10. Diagnóstico da síndrome metabólica: A síndrome metabólica descreve uma condição que resulta da simultaneidade de fatores relacionados com o estilo de vida, desde a gordura visceral à pressão arterial elevada, passando pela hiperlipemia e a hiperglicemia. Em 2008 no Japão foi aprovada uma revisão à Lei dos Seguros de Saúde que obriga ao diagnóstico e acompanhamento desta síndrome para efeitos de subscrição de seguros de saúde por cidadãos com mais de 40 anos de idade.
Claro. Um podómetro usa um acelerómetro11 para detetar o movimento do corpo e medir coisas tais como o número aproximado de passos dados e a quantidade de atividade física num dia. Por outro lado, um contador de atividade tem também um acelerómetro mas, para além do número de passos, também mede todo o tipo de atividades diárias tais como trabalhos domésticos e movimentos no local de trabalho para determinar o número de calorias queimadas.11. Acelerómetro: Elemento de um circuito que deteta alterações na velocidade.
Se usares um contador de atividade podes medir as atividades diárias em mais detalhe.
Um contador de atividade calcula as calorias gastas em tarefas e em atividades que não envolvem andar e que não são passíveis de medição com um podómetro. Pode utilizar-se um contador de atividade em sítios diferentes, dependendo do tipo de atividade, como, por exemplo, ao nível das ancas ou nos braços.
Para calcular com mais precisão as calorias gastas, o melhor é colocar o acelerómetro perto do tronco ou do eixo central do corpo. Por exemplo, se o colocarmos no tornozelo fica muito longe do centro de gravidade e não é possível fazer um bom cálculo.
É bom colocá-lo perto do centro do corpo. Prende-se o Fit Meter à anca. A forma como faz os cálculos muda se o colocarmos no bolso?
A diferença não seria muita se a atividade fosse caminhar, mas se quando te movesses só se movesse o bolso, o acelerómetro iria fornecer dados errados. Contudo, se o bolso estiver mesmo junto ao corpo, não deve haver problema.
Então o que se passa é que o acelerómetro deteta movimento continuamente, estimando a quantidade de atividade a partir da quantidade de movimento e calculando as calorias queimadas. Correto?