Gostaria de perguntar-te, Tomie-san, como começas a escrever um guião para um RPG de masmorras em que os jogadores lutam entre si?
Os RPG de masmorras são jogos em que os jogadores experientes podem percorrer as masmorras com facilidade. Isso pode dificultar bastante a incorporação de uma história. Lembro-me que tive muitos problemas por causa disso, sobretudo enquanto trabalhava no primeiro Shiren the Wanderer.
Tens de trabalhar partindo do princípio de que nem todos os jogadores têm a mesma experiência, não é?
Exatamente. No entanto, penso que, no caso da série Mystery Dungeon, o sistema é a história.
Bom, num RPG comum, os jogadores só podem obter armas poderosas perto do fim do jogo. Contudo, em Mystery Dungeon, como o mapa e os objetos mudam sempre que o jogador entra numa masmorra, o processo de seleção aleatória pode fazer com que o jogador encontre de súbito a arma mais poderosa no início do jogo. A partir desse momento, a história para esse jogador será muito diferente.
Um guião que se adapta muito bem a uma história gerada aleatoriamente... Isso é muito diferente da maioria dos jogos habituais. Ao criar o primeiro jogo Pokémon Mystery Dungeon dessa maneira, que resposta obtiveste, Nagahata-san?
Fiquei surpreendido ao ver que o jogo foi muito bem recebido pelos fãs de Pokémon. Não esperava isso. Claro que tínhamos a história e as personagens encantadoras do nosso lado, mas a estrutura do jogo em si é bastante diferente, quando comparada com um RPG normal.
Sempre existiu um grupo especial de pessoas, que conhecia a alegria dos RPG de masmorras, não há dúvida. É por isso que temos palavras como “Shi-Ranger”9. No entanto, depois do lançamento de Pokémon Mystery Dungeon, o número de fãs aumentou rapidamente. Sentiste que alcançaste o teu objetivo, Ishihara-san?9. Shi-Ranger: uma alcunha dada aos fãs fervorosos da série Shiren the Wanderer e dos títulos Mystery Dungeon em geral.
Sim, senti. Os fãs de Pokémon e de Mystery Dungeon pensaram que seria um título interessante e isso justificou a nossa colaboração.
Depois do lançamento do primeiro título, desenvolveram três títulos para a Nintendo DS: Time, Darkness e Sky10. Qual foi a vossa ideia quando desenvolveram esses títulos?10. Time e Darkness: referências a Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, os segundos títulos da série Pokémon Mystery Dungeon, lançados para a Nintendo DS em setembro de 2007, no Japão, e em julho de 2008, na Europa. Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky foi o título seguinte da série, lançado para a Nintendo DS em abril de 2009, no Japão, e em novembro de 2009, na Europa.
Bom, queríamos incluir mais Pokémon novos e uma história mais dramática. Além disso, o primeiro título foi desenvolvido a pensar na consola Game Boy Advance. A segunda série de títulos foi criada para a consola Nintendo DS.