Até agora, a maior parte dos jogos Pokémon Mystery Dungeon teve duas versões. Contudo, desta vez existe apenas uma versão. Há alguma razão para isso?
Sentimos simplesmente que um título era suficiente. O jogo já contém vários elementos diferentes, incluindo uma história agradável, uma aventura que nos faz analisar objetos redondos, um modo cooperativo, funções StreetPass15 e mais. Por isso, pensámos que seria mais simples ter apenas uma versão – uma versão definitiva, se quiseres.15. StreetPass: uma funcionalidade de comunicação da Nintendo 3DS, que permite que os jogadores troquem dados entre si, ao andarem com a sua consola ligada.
Por acaso, tenho a impressão de que criaram o jogo Pokémon Mystery Dungeon definitivo, Ishihara-san.
Compreendo. Visto que uma das caraterísticas deste jogo é o facto de por vezes ser difícil avançar nas masmorras, criaram vários caminhos alternativos que os jogadores podem seguir. Isso faz com que os jogadores possam descansar e pode dar-lhes também um meio de concluir uma masmorra particularmente complicada.
Nagahata-san, de onde pensas que veio a ideia do Ishihara-san de que criaram uma versão definitiva?
Creio que a riqueza da história é um fator. Também creio que existem muitas funções, que usam vários dispositivos, por isso é uma espécie de arca de brinquedos. Penso que isso lhe dá muita profundidade.
Mas não é apenas porque tem muito conteúdo, pois não? Tenho a sensação de que está tudo muito bem interligado.
Hmm, deixa-me pensar… Sempre fiz o meu melhor, ao escrever para este título e para as séries anteriores, por isso para mim é difícil dizer “este é o melhor”. Neste título, sempre tive muita consciência de que o nosso objetivo era tentar fazer com que os jogadores pensassem: “A partir de amanhã, vou esforçar-me ao máximo na escola ou no trabalho!”
Bom, é também a primeira vez na série que decidiram oferecer conteúdos adicionais para um título, não é? O que pensas das possibilidades criadas pelos conteúdos adicionais, Ishihara-san?