Então, como conseguiram manter o equilíbrio da dificuldade?
Compreendo. Não existe uma fórmula mágica, pois não? Têm apenas de observar as reações dos jogadores que vos rodeiam, ler os relatórios e fazer as retificações necessárias.
Basicamente, a estrutura dos jogos semelhantes a Rogue implica brincar com números aleatórios. Contudo, quando pensamos como as pessoas ficam frenéticas por causa desses números, percebemos como esses jogos são divertidos.
O facto de ser um jogo que depende de números aleatórios significa que há um limite muito estreito entre esperança e traição. Esse equilíbrio delicado é uma das caraterísticas principais do género.
Quando joguei Rogue pela primeira vez, senti que tinha de mudar o meu modo de pensar. No princípio, caía muito e tinha de recomeçar. Pensei: “Que jogo é este?!” Contudo, apesar disso, disse ao jogo: “Se vais ser assim, estou pronto para ti!” Quando comecei a pensar dessa maneira, tornei-me muito melhor, curiosamente.
Sim. Sinceramente, creio que as pessoas que adoram Rogue e Mystery Dungeon já chegaram a essa fase.
A apresentação deste jogo é muito importante para mostrar às pessoas o prazer proporcionado pelos jogos semelhantes a Rogue. Pessoalmente, sinto que o respeito que tens por esse prazer foi responsável pela criação desta série, Ishihara-san.
Pensei mesmo que seria fantástico se pudéssemos permitir que mais pessoas sentissem o prazer dos RPG de masmorras. Também quis incluir algumas masmorras suficientemente difíceis e que os jogadores de Rogue e Torneko considerem gratificantes. Espero que os jogadores estejam ansiosos por isso.
Muito bem, vamos terminar ao recomendar este último título a quem já jogou Pokémon Mystery Dungeon e a jogadores novos. Vamos começar por ti, Nagahata-san.
Está bem. Diria aos jogadores experientes que adicionámos várias funções novas, que só seriam possíveis na Nintendo 3DS, e convidá-los-ia a experimentar esta versão evoluída de Pokémon Mystery Dungeon. Para os jogadores novos, diria para descontraírem ao máximo e para apreciarem o jogo! (risos)