Na nossa última entrevista falei com o Hino-san sobre Professor Layton, mas não tive ainda a oportunidade de falar sobre Ace Attorney, por isso quero mesmo falar sobre isso hoje.
Bem, sempre gostei de mistérios e, para dizer a verdade, entrei para a Capcom porque queria criar jogos de detetives. Claro que não poderia começar a fazer isso logo após começar a trabalhar na empresa, por isso trabalhei primeiro sob a supervisão do Shinji Mikami9 num jogo chamado “Dino Crisis”10.9. Shinji Mikami: o antigo chefe do Production Studio Four da Capcom. Esteve a cargo da direção e produção de vários jogos da série Resident Evil e é atualmente o CEO da Tango Gameworks.10. Dino Crisis: uma série de jogos de “survival horror” nos quais os jogadores combatem dinossauros. O primeiro título da série foi lançado pela Capcom na Europa em julho de 1999.
Exatamente! (risos) Após o lançamento do segundo título Dino Crisis, em 2000, a Capcom iniciou um projeto interno no qual podíamos passar um ano a trabalhar no que quiséssemos, com o objetivo de desenvolver as competências dos membros da equipa mais novos. Aí eu pensei: “Esta é a minha oportunidade!” e comecei a pensar nos princípios básicos do meu plano para Ace Attorney, que era uma coisa que até aí estava em “stand-by”.
Bem, tinha começado por pensar numa ideia para o sistema do jogo, mas creio que o plano básico era bastante viável. Especificamente, uma vez que o estilo dos jogos de detetives anteriores implicava que o jogador selecionasse uma opção para agir – A, B ou C – a minha intenção era criar um novo tipo de interface para o procedimento de dedução e desvendamento de mistérios.
Pedir ao jogador para selecionar uma de várias opções é o estilo dos jogos de aventura clássicos, não é? O tipo de jogos que Yuji Horii11 costumava fazer.11. Yuji Horii: o criador da série Dragon Quest e um veterano na indústria dos videojogos cuja carreira remonta aos tempos iniciais da Famicom (conhecida como “Nintendo Entertainment System” na Europa). Antes de ter trabalhado em títulos para a Famicom esteve também envolvido em vários jogos de aventura e mistério inovadores lançados no Japão.
Certo. Concentrei-me em fazer com que as deduções dos jogadores transmitissem uma sensação mais tangível e intuitiva. Achei que se conseguíssemos aperfeiçoar o conceito de “deteção de mentiras”, isso ligar-se-ia às deduções dos jogadores de forma muito mais natural do que o processo de seleção de opções apresentadas no ecrã.
As regras são boas e também claras. Como método de organização de um jogo de deduções, a construção é, na verdade, exatamente igual à do método de seleção de opções: se houver três depoimentos de testemunhas, terás um total de 15 opções de entre as quais selecionar.
Não foi lá muito boa! (risos) Quando as pessoas ouviram palavras como “detetive” e “tribunal”, imaginaram algo relacionado com questões legais, algo pesado e difícil. Criei os documentos de design durante as minhas férias de verão e o Mikami-san chegou a ligar para a minha casa para me dizer para desistir de toda a ideia!
Nem queria acreditar! E eu a achar que iria ser elogiado por estar a trabalhar durante as férias de verão! (risos) Penso que canalizei o choque desse telefonema para a criação dos documentos do design. Precisava de deixar bem claro que um tema judicial não significa necessariamente um jogo rígido e formal, pelo que, em vez disso, me concentrei no caráter forte das personagens e no conceito de encontrar inconsistências em depoimentos e desacreditar provas.