No princípio do processo de desenvolvimento, era assim.
No meio dessa luta toda com o sensor giroscópio, contem-me como decidiram qual seria a forma do acessório Wii MotionPlus.
A primeira coisa que pensámos naturalmente foi o quão confortável seria pegar nele. Foi por isso que decidimos torná-lo o mais compacto possível. Mas no final, para evitar que o Comando Wii caísse das mãos dos jogadores quando estão a movimentá-lo energeticamente, expandimos ligeiramente a base para que ficasse em forma de saia. Para além disso, e por motivos de segurança, combinámos o Wii MotionPlus com o Estojo Longo ("Long Jacket").
A ideia de combinar os dois elementos para garantir a utilização segura surgiu na E3 de 2008, não foi?
Foi, sim. Mas o protótipo que tínhamos em mãos nessa altura tinha forma de saia com uma curva muito ligeira, o que significava que podia escorregar das mãos facilmente.
E do ponto de vista das manutenções e reparações, não podíamos usar qualquer tipo de adesivo para o manter na posição.
Foi por isso que tornámos a saia mais larga, ficando com um rebordo parecido ao do encaixe de um pneu na roda do carro. A forma final é esta.
Ao tornar a saia mais larga, é muito menos provável que escorregue das mãos quando sacudimos o Comando Wii mais vigorosamente. Foi um elemento fundamental.
Faz sentido. E, só por curiosidade, o que acham do facto de o comprimento do Comando Wii ter aumentado?
Acho que os jogos onde temos de segurar no Comando Wii com ambas as mãos (como o golfe ou o basebol) se tornaram muito mais fáceis de jogar.
Embora com o Comando Wii original houvesse jogadores a usar o bastão apenas com uma mão! (risos)
Embora a equipa de engenharia electrónica estivesse em guerra com o sensor giroscópio, a equipa de design de mecanismo também estava a ter problemas “engraçados” com ele.