Wii Sports Resort não foi desenvolvido como um jogo isolado, foi criado como parte de um bundle que incluiria o Wii MotionPlus. Por este motivo, agendei duas entrevistas: uma com a equipa responsável pelo desenvolvimento de hardware, e outra com a equipa por detrás do software. Comecemos com uma breve apresentação.
Chamo-me Junji Takamoto e trabalho no Grupo de Desenvolvimento Nº3 do Departamento de Investigação e Desenvolvimento Integrados. No projecto Wii MotionPlus fui o líder de projecto da parte do desenvolvimento do hardware.
É a segunda vez que participas numa entrevista Iwata Pergunta desde as primeiras entrevistas sobre o hardware da Wii, não é?
Chamo-me Noboru Wakitani e trabalho no mesmo departamento que Takamoto-san. Fui o responsável pelo design mecânico neste projecto.
Eu chamo-me Kuniaki Ito e trabalho no Grupo de Desenvolvimento Nº2 do Departamento de Investigação e Desenvolvimento Integrados. Neste projecto fui responsável pelos circuitos eléctricos.
E eu chamo-me Keizo Ota e estou num departamento diferente: trabalho no Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento, no Grupo de Design Tecnológico. Estive a cargo do desenvolvimento do SDK para este projecto.
Deixem-me só esclarecer que o termo SDK que Ota-san acabou de mencionar é a abreviatura de “Software Development Kit” (Kit de Desenvolvimento de Software). Será que podes explicar rapidamente o que é em concreto?
Não, não fiquei. O acessório de que falamos hoje tem as suas próprias características únicas e extremamente interessantes. Mas também tem várias idiossincrasias com as quais tive de lidar, encontrando soluções.
Teremos a oportunidade de falar um pouco disso mais à frente. Mas, antes de mais, Takamoto-san, podes contar-nos como surgiu a ideia do Wii MotionPlus e quando começou o desenvolvimento?
Ora bem, o desenvolvimento começou mais a sério no início de 2008. Foi o director do meu departamento, Genyo Takeda, que deu um empurrão e disse: "E se ligássemos o Comando Wii a um sensor giroscópio1?"
1 Um sensor giroscópio (“gyro sensor”) é um equipamento de medição e as suas funções incluem calcular o ângulo e velocidade de rotação e controlar a posição. O termo "gyro" refere-se a um "anel" ou "rotação".