Todos os fãs da Nintendo conhecem Luigi: um herói sempre hesitante e tantas vezes subestimado, uma figura destinada a viver na sombra do seu famoso irmão Mario. No passado ano de 2013, porém, esta icónica personagem teve a oportunidade de brilhar numa série de títulos para as duas atuais consolas da Nintendo, razão pela qual lhe foi dedicado "O Ano de Luigi". Estendidas aos primeiros meses de 2014, terminam agora as comemorações em seu torno.
Para além de ter protagonizado títulos para a Wii U e a Nintendo 3DS, Luigi deu também o ar da sua verde graça noutras plataformas, como as apresentações Nintendo Direct ou o Miiverse. Hoje, neste mesmo serviço de comunicação, Shigeru Miyamoto anunciou que as comemorações do "Ano de Luigi", iniciadas em janeiro de 2013, chegarão ao fim no próximo dia 18 de março. É, então, a melhor altura para te oferecer uma súmula dos momentos altos desta longa homenagem.
O Club Nintendo não ficou de fora das comemorações do "Ano de Luigi", durante o qual os fãs desta personagem puderam receber algumas surpresas exclusivas. É o caso da Moeda Comemorativa do Ano de Luigi e de um Diorama de edição limitada alusivo a um dos jogos em seu nome - Luigi's Mansion 2, dois artigos que regressam agora ao Catálogo de Estrelas. Tal como a oferta original, as quantidades destes objetos são limitadas, por isso se ainda quiseres aproveitar a oportunidade de os adquirir, fá-lo depressa!
Em março de 2013, Luigi regressou à exploração de mansões assombradas em Luigi’s Mansion 2 para a Nintendo 3DS. Armado com o seu Sugospectro 5000 – um upgrade à máquina utilizada no Luigi's Mansion original – e com uma lanterna capaz de atordoar espíritos, os jogadores foram convidados a vestir a pele assustada deste herói improvável e caçar fantasmas em divisões verdadeiramente sinistras. Se ainda não tiveram a oportunidade de jogar este título, não a percam, pois nunca se sabe o que poderão encontrar em cada canto e recanto das mansões nas quais se aventurarem...
Alguns utilizadores da Nintendo 3DS tiveram a possibilidade de encontrar seis personagens Mii muito especiais durante os meses de verão do "Ano de Luigi". Vestidas com roupas verdes e envergando o caraterístico boné de Luigi, lendas da Nintendo, como Shigeru Miyamoto, Satoru Iwata e Hideki Konno, fizeram uma aparição em Praças Mii StreetPass em todo o mundo para prestarem homenagem ao irmão de Mario!
Com o lançamento da Nintendo 3DS XL de edição especial alusiva a Luigi, os fãs desta personagem em particular podem agora demonstrá-lo! Esta consola exclusiva está ilustrada com várias silhuetas de Luigi em diferentes tons de verde, para que este possa estar sempre contigo, independentemente do título que estejas a jogar! E se olhares atentamente, pode ser que detetes também o seu irmão...
Depois de Luigi's Mansion 2, Luigi voltou a saltar para as luzes da ribalta, desta vez na Wii U, graças aos conteúdos adicionais para New Super Mario Bros. U. Em New Super Luigi U o nível de dificuldade foi elevado e até os jogadores de Mario mais experientes se sentiram desafiados face às habilidades únicas de Luigi, como os saltos altíssimos e a tração mais baixa. Mas, porque Luigi o merece, a Nintendo disponibilizou também estes conteúdos num disco de jogo de edição autónoma, numa caixa verde especial!
Tal como supramencionado, Luigi recebeu atenção especial em várias apresentações Nintendo Direct transmitidas no ano passado. Quem não se lembra de ver bonés do Luigi nas cabeças do presidente da Nintendo, Satoru Iwata, e do presidente da Nintendo of Europe, Satoru Shibata? Numa Nintendo Direct posterior, foi a vez de Shigeru Miyamoto surpreender Iwata com um Sugospectro 5000 e, noutro momento alto, o próprio Luigi...aliás, não um mas inúmeros Luigis invadiram a apresentação enquanto o presidente da Nintendo mostrava Mario & Luigi: Dream Team Bros.!
No outro lado do oceano, as capacidades de salto de Luigi foram assinaladas no pequeno documentário da Nintendo of America intitulado "Finding Luigi – Legend of Parkour". Descobre o que acontece quando alguns intrépidos biógrafos embarcam numa missão para filmar os episódios acrobáticos urbanos desta personagem, que, pelo caminho, encontra os gémeos Toad e o Coelharápio, seus companheiros no mundo do parkour!
No mês de julho, Luigi regressou à consola portátil da Nintendo, desta feita, em mais um título da série de RPG Mario & Luigi. Em Mario & Luigi: Dream Team Bros. um misterioso estranho oferece a Luigi, Mario e a Peach uma viagem até a uma ilha paradisíaca. Lá acabam por descobrir que uma porta para um mundo onírico se abre sempre que Luigi adormece e a Peach dá por si sugada para esse portal por um atacante desconhecido! Mas não se deixem enganar pelo título ou pelo conceito do jogo, pois esta é uma aventura que em nada vos fará dormir; pelo contrário...especialmente no modo difícil, em que até o tutorial é um desafio!
Já em novembro, os jogadores puderam contar com a possibilidade de jogar o Mario Bros. original após concluírem Super Mario 3D World ou jogando-o numa consola com dados de New Super Luigi U gravados. Que melhor forma de celebrar o Luigi do que recordar a sua primeira aventura? E em breve poderás jogar outro clássico para a NES de uma nova forma, já que Super Luigi Bros. será um dos títulos incluídos em NES Remix 2. Para algo totalmente diferente, prepara-te para te deslocares da direita para a esquerda com o Luigi em Super Mario Bros.!