A propósito, Maekawa-san, como é que a tua perspetiva das coisas mudou na tua forma de trabalhar quando passaste de diretor para produtor, que é uma função mais afastada?
Sim. Mas, a seguir ao primeiro jogo, lembro-me de o Izuno-san me dizer para me afastar do trabalho em si. (risos) Mas, Kubota-san, quando dirigiste o segundo e o terceiro jogo, também te envolveste diretamente em algumas áreas.
Basicamente, pus o Kubota-san a fazer o resto. (risos) Assim, em vez de ter sido um diretor focado no que fazer com o conteúdo do jogo, envolvi-me como um produtor que pensa em como levar o projeto a bom porto, para além de decidir quem faz o quê.
Percebo exatamente o que queres dizer! (risos) Eu também já fui assim. Nas últimas etapas de desenvolvimento, ficava feliz por corrigir a programação.
Eu também estou numa posição em que tenho uma visão global do projeto, mas como antes era diretor, tenho a tendência para me envolver diretamente no trabalho.
Em consequência disto, os pontos fortes da equipa sincronizaram-se e as coisas resultaram bem, pelo que acho que a equipa tem um bom equilíbrio.
Duvido que o pessoal da AlphaDream estivesse sempre de acordo com as opiniões da Nintendo. O que é faziam nesses casos?
Voltávamos atrás e tentávamos melhorar. Havia coisas que aceitávamos, mas tentávamos limar as coisas que não podíamos aceitar cara-a-cara numa reunião.
Foi fácil lidar com alturas como essas, pois o Kubota-san dizia claramente: “Isto é esquisito.“ Mas quando nos chateávamos, chateávamo-nos a sério! (risos)
Quando pessoas que levam algo a sério têm opiniões diferentes, o ambiente pode ficar gelado num instante!