Então todos os Pokémon desta geração são novos, mas também tenho a impressão de que os aspetos de comunicação do jogo foram reforçados. Porque decidiste fazê-los de forma que se pudessem ligar ao computador?
Queria que os jogadores pudessem desfrutar de Pokémon Black Version e Pokémon White Version mesmo quando não estivessem a usar a sua Nintendo DS. Achei que os computadores eram a ferramenta perfeita para comunicação e que poderiam ser a próxima plataforma para os jogos Pokémon.
Ishihara-san, em que pensaste quando ouviste falar de uma ligação ao computador?
Na verdade, muito do que a The Pokémon Company faz está relacionado com computadores, seja para fins promocionais ou para o Pokémon Daisuki Club11. Já andava a pensar há algum tempo sobre a possibilidade de ligar coisas como essa aos próprios jogos. Mas sabia que não iria ser fácil. 11 Pokémon Daisuki Club: Um site a cargo da The Pokémon Company. Como clube de fãs oficial de Pokémon, tem mais de dois milhões de membros no Japão.
Foi. Ao início, estava só a pensar em inserir um cartão de jogo Nintendo DS no computador. (risos)
Mas disseram-me que era impossível. (risos) Então finalmente, decidimos ligar via Wi-Fi, mas depois tivemos mais dificuldades em determinar como lidar com o mundo do computador. Demorou muito tempo até eventualmente nos decidirmos por aquilo com que acabámos, este tipo de “mundo de sonho” na Internet. Inicialmente, pensei que não estaria certo se não fosse o próprio jogador a aparecer no mundo do computador. Porque seria estranho se um Pokémon falasse.
Por isso, imaginei criar um avatar, uma espécie de Mii, e pô-lo a viver num mundo. Mas depois dizia: “Espera aí...” O teu avatar no computador é diferente do da personagem principal na Nintendo DS, e, claro, também é diferente da tua pessoal verdadeira, por isso...não parecia bem articulado.
A ideia que nos surgiu foi a de criar um mundo no qual o Pokémon sabe que és a personagem principal. Com o conceito de um “mundo de sonho”, queria que o Pokémon pudesse falar de ti a outros, do género: “A personagem principal do meu jogo está a dizer isto e aquilo.”
Por outras palavras, decidiste ter só Pokémon, e não um avatar, a aparecer no mundo do computador.
Em primeiro lugar, precisas de um ambiente Wi-Fi para a tua Nintendo DS e de um computador. Quando jogas no Pokémon Dream World, podes trazer itens e bagas que adquires para a tua Pokémon Black Version ou Pokémon White Version na tua Nintendo DS. Também te permite comunicar com todos os tipos de pessoas.
Podes ligar-te e comunicar com pessoas em todo o mundo, não apenas no Japão, que estejam a jogar Pokémon Black ou Pokémon White, certo?