Fazer uma nova sequela para a Nintendo DS
Hoje estamos na The Pokémon Company1. Gostaria de falar sobre Pokémon Black Version e Pokémon White Version, os dois novos jogos da série Pokémon. O produtor Ishihara-san está aqui, assim como os criadores principais do jogo, Masuda-san e Sugimori-san, da Game Freak2. Obrigado pela vossa presença. 1 The Pokémon Company: Fundada em 2000. Para além da gestão de marcas de tudo o que esteja relacionado com Pokémon, incluindo videojogos e o jogo de cartas, a empresa tem seis centros Pokémon no Japão. 2 GAME FREAK, Inc.: A criadora de videojogos responsável pela série Pokémon e por outos títulos. Fundada em 1989.
Em primeiro lugar, gostaria de saber como começaram a falar sobre a criação de dois novíssimos jogos Pokémon para a Nintendo DS. Suponho que seja melhor falar com o diretor acerca disto.
Sim. Sempre quis fazer uma segunda geração de jogos para a Nintendo DS, uma vez que esta consola já se propagou pelo mundo e já se estabeleceu no mercado.
Tal como os últimos dois jogos, Pokémon Black Version e Pokémon White Version sairão para a Nintendo DS, mas a tua posição quando começaste desta vez era bastante diferente da que tinhas para Pokémon Diamond Version e Pokémon Pearl Version 3, certo? 3 : Lançados originalmente para a Nintendo DS a 28 de setembro de 2006 no Japão.
Sim. Uma vez que esta geração seria apresentada na mesma consola, preocupava-me o facto de estes jogos poderem vir a tornar-se iguais aos seus antecessores. Se os tentássemos fazer da forma normal, acho que os jogos acabariam por ser semelhantes a Pokémon Diamond e Pokémon Pearl.
Começaste com a questão de como podias — à falta de melhor forma de o dizer — quebrar a imagem que toda a gente tinha de como os jogos Pokémon deveriam aparecer na Nintendo DS.
Sim. Ao trabalhar durante tanto tempo na série, a nossa forma de pensar tinha-se tornado fixa. Trocar Pokémon indo a um Pokémon Center tinha-se tornado normal. Primeiro precisávamos de destruir esses conceitos já institucionalizados.
Decidiste usar esta oportunidade para repensares algumas coisas que se tinham estabelecido na longa história dos jogos Pokémon, tal como a forma como os fazes e as regras que os governam.
Exatamente. Para além disso, sempre havia feito os jogos Pokémon com um desejo de ver toda a gente, desde crianças a adultos, a jogá-los mas era natural ver jogadores a passar da Escola Primária para a Secundária e para a Universidade e sentirem que tinham acabado a “escola Pokémon”. Para mim isso era mesmo lamentável. Por isso pensei muito no que me faria jogar ano após ano. Voltei a examinar os jogos a partir de vários ângulos, do género: “Será que jogaria mais um bocadinho se elementos de alta tecnologia fossem acrescentados?” ou “E que tal se usasse carateres kanji japoneses em vez de hiragana?”
Desta vez, em vez de usares só hiragana, podes escolher um modo kanji *. *(Nota do editor: na versão japonesa dos jogos, os jogadores podem escolher os modos kanji ou hiragana, o que muda os tipos das personagens em que o diálogo é apresentado, dependendo das suas capacidades de leitura. A versão inglesa só tem um modo de leitura.)
Assim, quando Pokémon Diamond Version e Pokémon Pearl Version saíram e toda a gente na Game Freak estava a fazer Pokémon Platinum Version 4, tu estavas a examinar os jogos a partir de vários ângulos e a pensar sobre como poderias fazer com que os jogadores nunca “terminassem a escola Pokémon”. 4 : Lançado originalmente no Japão para a Nintendo DS a 13 de setembro de 2008 como a nova versão de .