Agora gostaria de falar sobre uma coisa completamente diferente. Masuda-san disse que queria fazer grandes mudanças porque estavam a fazer uma sequela completamente nova para o mesmo hardware, mas um jogo Pokémon é um jogo Pokémon, por isso há coisas que não podes mudar. Sugimori-san e Masuda-san, gostaria de vos perguntar se há partes, ao trabalhares num jogo Pokémon, que consideras intocáveis e não queres mudar. Sugimori-san, queres responder primeiro?
Estes jogos sucedem a esses dois e o hardware é o mesmo, por isso, sabia que as pessoas não ficariam tentadas a jogá-los a menos que surpreendêssemos mesmo os jogadores.
Por isso, toda a gente da equipa estava a trabalhar sob essa pressão. Mas sempre que nos perguntávamos: “O que é um jogo Pokémon?” existiam coisas que não podíamos mudar. Consegues perceber o que considerámos inviolável olhando para o que não mudámos desta vez.
Oh, estou a ver. Mudaram muito, por isso, o que não mudaram deve ser o que é importante para manter a essência dos jogos Pokémon.
Certo. Afinal, começar com um professor a falar é surpreendemente importante. E esse aspeto dá a um jogo Pokémon a sua tal essência.
Parte da tal “essência Pokémon” começa com um professor que te pede para escolher um Pokémon.
Sim. Outra coisa é uma certa característica “real”. Até agora, as histórias eram de pequenas escala — decorriam no Japão e contavam a história do verão de um jovem. Essa é a base para os jogos Pokémon.
Sim, é como se fosse uma extensão disso. A base para os jogos Pokémon é o desenvolvimento de uma história numa terra do tamanho do Japão sobre um rapaz normal sem quaisquer poderes especiais que sai e apanha insetos e, nesse processo, vai cescendo um pouco. Desta vez, o cenário é um local como Nova Iorque, pelo que a escala é grande, mas tivemos essa base em consideração quando desenhámos as personagens, e, bem, como deverei dizê-lo? Tentámos não criar nada que fosse demasiado deslocado ou que entrasse demasiado no campo do fantástico. Acho que é importante não perder a noção da realidade.
Mudaram tanta coisa mas não mudaram isso. Compreendo que seja porque estavam certos de que se o mudassem, o jogo perderia a tal essência dos jogos Pokémon.
Sim. A razão pela qual explicamos de forma organizada o que é o Pokédex, que existem dois ginásios, ou que existem Centros Pokémon, por aí fora, é que queremos conscientemente que os jogadores se encaixem no mundo o mais depressa possível.
Mantiveste a mesma estrutura que os jogos Pokémon até ao atravessar da ponte porque não querias que os jogadores ficassem confusos sobre o funcionamento do jogo.