Por último, gostaria de pedir a cada um de vós para dizer alguma coisa aos fãs que estejam ansiosos por jogar estes novos títulos. Masuda-san, queres começar?
Porque não? Em relação aos cenários, fui eu que inventei alguns deles mas foi Toshinobu Matsumiya quem os organizou.
Matsumiya-san tem sido o responsável pelos cenários e pelas personagens dos jogos Pokémon desde Gold e Silver.
Ele tem o dom de guiar os jogadores, aumentando o seu nível de entusiasmo e fazendo passar a sua mensagem minuciosamente, ao mesmo tempo que constrói eventos e estabelece Gym Leaders e as persoanagens da Team Plasma. Acho que os cenários são diferentes do que vimos antes, por isso mal posso esperar para saber o que os jogadores terão a dizer quando começarem a jogar sem qualquer informação prévia e eventualmente chegarem ao fim.
Antes, quando criavas uma equipa na série, misturavas Pokémon que conhecias relativamente bem, por isso a equipa tinha tendência a refletir as tuas preferências e havia uma certa sensação de confiança e familiaridade mas...
Em cada jogo novo, o primeiro Pokémon que recebes do professor é sempre novo, mas era fácil obter outros Pokémon de que dependes muitas vezes.
Até agora era do género: “Obtive finalmente o Pikachu!” e mantinha-lo à mão logo a partir do momento em que o recebias. Porém, desta vez todos os Pokémon são novos, por isso, tal não existe neste mundo.
Pois. Sem essas caras conhecidas pode haver a sensação de solidão mas acho que seria ótimo se os jogadores pudessem divertir-se com os jogos da mesma forma que com Pokémon Red e Pokémon Green, tirando prazer dos novos encontros e descobrindo novos Pokémon preferidos.
Desta vez, existe muita variação na jogabilidade. Mas em primeiro lugar, quero que os jogadores adotem o melhor caminho. No que diz respeito ao fluxo clássico dos jogos Pokémon (receber um Pokémon, partir numa aventura, desfrutar de uma história e chegar ao fim), estes jogos são os mais cuidadosamente construídos até agora.
Certo. Podes seguir os teus próprios desejos, como: “Vou tentar jogar assim” e “Quando adotei esta abordagem, aconteceu isto e aquilo.” Os jogos permitem-te desfrutar tanto desse tipo de liberdade como de uma história sólida. Quero que todos se divirtam e joguem conforme quiserem, mas para ser sincero, é um jogo difícil de dominar. (risos)