Nota do editor: Esta é a versão traduzida de uma entrevista publicada originalmente a 9 de agosto de 2011. Esta entrevista sobre Pokédex 3D referida estará disponível em breve neste site.
Agora que já discutimos o processo de aplicação do Pokédex 3D, gostaria de falar sobre o jogo Super Pokémon Rumble. Obrigado por terem vindo.
Com certeza. Obrigado aos fãs de longa data por todo o apoio ao jogo anterior, para o serviço WiiWare1, Pokémon Rumble2. Fiquei muito satisfeito com ele, por isso quis muito criar uma sequela para a Nintendo 3DS. As únicas pessoas que conseguiram atingir isso foram da Ambrella3, então a minha tarefa foi dizer-lhes: “Têm de fazer isto para a Nintendo 3DS!” (risos) 1 WiiWare: O serviço em que os utilizadores podem comprar e descarregar software para a Wii, que não está disponível em lojas, para a Wii através da Internet. Na Europa, o serviço começou em maio de 2008. 2 Pokémon Rumble: Um jogo de ação disponível para compra e download enquanto WiiWare através do Canal Wii Shop na Europa desde novembro de 2009. 3 Ambrella Co., Ltd.: Uma criadora de videojogos fundada em1996 em Tóquio. Para além de Pokémon Rumble, fizeram jogos como Hey You, Pikachu! (Nintendo 64), Pokémon Channel (GameCube), e Pokémon Dash (Nintendo DS).
Sim. (risos) E agora vocês os dois da Ambrella, que aceitaram este pedido. Por quem é que vamos começar?
Eu dirigi este jogo. Na última vez, em Pokémon Rumble, senti que tínhamos começado a fazê-lo sem estabelecermos primeiro um consenso interno suficientemente firme, por isso foi bastante duro. Contudo, desta vez, para a Nintendo 3DS, já tínhamos a experiência do jogo anterior, por isso pudemos concentrar-nos no desenvolvimento sem vacilar. (risos)
Quando começaste, a base já tinha sido estabelecida por Pokémon Rumble, então tiveste uma ideia clara do tipo de jogo a fazer, e isso tornou o desenvolvimento mais fácil.
Sou o Ozawa, da Ambrella. Desta vez passámos do Pokémon Rumble, que era um título do serviço WiiWare, para software físico para a Nintendo 3DS, então o nosso objetivo na Ambrella foi fazer algo com impacto. A escala do projeto aumentou, por isso tivemos de comunicar com Ishihara-san e com a Nintendo mais vezes. Ouvi as opiniões do staff da Ambrella e agi como uma espécie de coordenador.
Matsumura-san, alguns dos nossos leitores poderão não estar familiarizados com Super Pokémon Rumble. Podes falar-nos um pouco mais acerca do jogo?
Posso. Os Pokémon são criaturas que combatem. Na série principal dos RPG Pokémon, usas comandos para lutares, mas em Super Pokémon Rumble, combates em tempo real. Os Pokémon aparecem como brinquedos... Bem, colidem em tempo real.
É mesmo muito fácil de jogar. Quando se trata de controlos, é muito simples, como os jogos da era NES. É um jogo de ação que te sentes confortável a jogar.
Pode assemelhar-se a um jogo para a NES em termos de estilo, mas faz uso das potencialidades do hardware dos dias de hoje.