Depois, apareceu uma conversa na Family Computer Magazine9 entre Shigeru Miyamoto-san e o criador de Xevious10, Masanobu Endo-san. Foi só quando li isso que me apercebi da existência dos designers de jogos.9. Family Computer Magazine: Uma revista japonesa de informação centrada na Famicom. Foi vendida pela Tokumashoten Intermedia Inc. entre 1985 e 1996.10. Xevious: Um jogo de tiros lançado nos salões de jogos pela Namco Limited (atual Namco Bandai Games Inc.) em 1983. Surgiram várias versões para diferentes consolas, incluindo a NES.
Acho que foi mais ou menos nessa altura que a profissão de designer de jogos começou a estabelecer-se. Nos primórdios dos videojogos, os títulos eram feitos por engenheiros. E foi aí que percebeste que querias fazer videojogos no futuro.
Tu sabias que querias fazer videojogos, mas antes de haver Internet não havia maneira de um aluno do liceu investigar de que forma podia concretizar isso. E não havia exemplos anteriores.
Sabes, acho que nunca trabalhei especificamente para me tornar um designer de jogos. No liceu, por exemplo, comprei um NEC PC-880111 para poder estudar programação, mas a única coisa que fazia era jogar videojogos.11. NE PC-8801: Um computador pessoal de 8 bits lançado no Japão pela Nippon Electric Company em 1981.
Fiz um pouco de BASIC12, mas não tenho muito jeito para passar o dia a acertar nas teclas. Por isso, achei que aquilo não era para mim e desisti da ideia. Então, em vez de me esforçar para alcançar o meu objetivo, eu… Hum, não faz mal ser assim tão pouco inspirador?12. BASIC: Uma linguagem de programação.
É verdade! E nunca me esqueci deles! Os videojogos eram o centro da minha vida. Passei o 2.º e o 3.º ciclo da escola mergulhado nos videojogos e não falava de outra coisa com os meus amigos.
Quando andava no liceu, não havia computadores pessoais. Por isso, fazia jogos para calculadoras programáveis13. Um dos meus colegas era meu cliente.13. Calculadora programável: Uma calculadora que podia ser programada para executar operações complexas automaticamente. Era muito simples e tinha um visor que só exibia uma linha de carateres alfanuméricos. A calculadora usada por Satoru Iwata só exibia números.
Acho que foi como quando membros de uma dupla de comediantes se encontram. Quando eu fazia algo, ele reagia. Foi assim que arranjei o meu primeiro cliente e despertei para as alegrias de criar algo. Penso frequentemente em como eu nunca teria começado a fazer videojogos se não tivesse tido aquela experiência. Então, foi importante teres tido alguém com quem falar sobre videojogos, mesmo sendo de áreas diferentes.