Obrigado por me receberes.
Esta entrevista «Iwata Pergunta» debruçar-se-á sobre The Wonderful 101, desenvolvido pela PlatinumGames Inc. 1 para a Wii U, e terá duas partes. Para a primeira parte, convidei Kamiya-san, o diretor do jogo, para uma conversa cara a cara. Obrigado por teres vindo.1. PlatinumGames Inc.: Uma criadora de videojogos fundada em 2006. O lançamento de The Wonderful 101 para a Wii U está previsto para 23 de agosto na Europa e a empresa está atualmente a desenvolver Bayonetta 2 para a Wii U. Sede: Osaca. Para mais informações, lê a sessão Iwata Pergunta: PlatinumGames.
Gosto dela! (risos) Antes de começar com as perguntas sobre The Wonderful 101, gostava de perguntar-te como é que alguém como tu, que cria jogos tão enérgicos, te tornaste na pessoa que és hoje.
Não me lembro exatamente, mas desde muito novo que me sinto atraído pelo som daqueles bips digitais. Lembro-me de sempre ter sentido que eram sons bastante familiares.
No início, acho que jogava nas secções de videojogos das lojas e em locais desse género. Mas quando andava na escola primária, começaram a aparecer consolas que se ligavam à televisão para jogar, como a TV Vader2, a Epoch Cassette Vision3, o Tomy Tutor4 e a Intellivision.52. TV Vader: Uma consola de videojogos para uso doméstico lançada no Japão pela Epoch Co. em 1980, que incluía um jogo para abater invasores extraterrestres a tiro.3. Epoch Cassette Vision: Uma consola de videojogos para uso doméstico ao estilo das consolas de cassetes, lançada no Japão pela Epoch Co. em 1981.4. Tomy Tutor: Um computador de jogos de 16 bits lançado no Japão pela Tomy Co., Ltd. (a atual Takara Tomy) em 1982. Conhecido como Grandstand Tutor no Reino Unido, foi lançado na Europa em 1983.5. Intellivision: Uma consola de videojogos para uso doméstico lançada na Europa pela Mattel, Inc. em 1982. No Japão, foi lançada pela Bandai Company, Limited (a atual Namco Bandai Games Inc.) em 1982.
Eu queria imenso ter uma consola para jogar em casa, mas os meus pais eram demasiado rígidos e não me compravam uma.
Um miúdo mais velho do meu bairro tinha a Epoch Cassette Vision. Eu queria imenso jogar e, por isso, ia para casa dele. Mas ele era um bully e tratava-me sempre mal.
Sim. Entre ficar em casa sem ser maltratado ou jogar Epoch Cassette Vision, a consola ganhava de longe. Voltava sempre para casa magoado, mas no dia seguinte ia lá outra vez.
O apelo da consola era assim tão forte? O que é que te atraía assim tanto nos jogos?