Quais foram as dificuldades envolvidas na criação do ténis online?
Num jogo online comum, a informação gerada quando primes um botão é enviada ao teu adversário e os dados são sincronizados entre os jogadores. Mas neste jogo é necessário enviar informação complexa do sensor de giroscópio6 e do acelerómetro7 dos Comandos Wii Plus, além da informação dos botões, o que foi um novo desafio.6. Sensor de giroscópio: Um instrumento de medição. As suas utilizações incluem o cálculo de ângulos e velocidade de rotação, bem como o controlo de posição.7. Acelerómetro: Um elemento de circuito elétrico que é capaz de detetar alterações de velocidade. O acelerómetro do Comando Wii é capaz de detetar o grau de aceleração em três dimensões.
Sim. No início, não sabíamos ao certo se seríamos ou não capazes, mas trocámos todo o tipo de ideias com o Namco Bandai Studio.
De seguida, decidimos testar algumas das ideias. Aquela que acabámos por adotar foi-nos sugerida por um programador de comunicações do Namco Bandai Studio. Graças a isso, conseguimos fazê-lo.
Desta vez, o título não é Wii Sports U, mas sim Wii Sports Club. O que está por trás disso?
Aquele teu e-mail de que ainda agora falámos foi bastante importante. Pediste que déssemos uma boa utilização ao Miiverse8 e, por isso, começámos a pensar em como isso funcionaria. Mas se nos limitássemos a implementar o Miiverse num jogo de desporto, os vencedores provavelmente escreveriam comentários alegres como “Boa! Ganhei!” No entanto, duvido que os perdedores escrevessem algum comentário como “Oh, sinto-me tão frustrado por ter perdido.”8. Miiverse: Um serviço de rede integrado na consola Wii U ao nível do sistema, que permite que pessoas de todo o mundo se liguem umas às outras através das suas personagens Mii e desfrutem dos videojogos de uma forma mais completa. As pessoas podem interagir partilhando os seus pensamentos através da publicação de comentários e ilustrações feitas à mão nas comunidades dos seus jogos preferidos.
Tínhamos receio de que o Miiverse pudesse vir a tornar-se um sítio cruel. Também achávamos que muitas das pessoas que jogam Wii Sports nunca jogariam jogos competitivos online.
Se o Miiverse estivesse cheio de jogadores fortes constantemente a gabar-se dos seus feitos, quem estivesse a jogar online pela primeira vez ficaria desanimado.
E iria ser difícil dizer às pessoas que deviam jogar Wii Sports Club com os seus amigos caso não tivessem ninguém à mão com quem pudessem jogar online. Então, criámos uma forma de agrupar as pessoas de acordo com a região em que se encontram, como o estado, o condado ou a prefeitura. Como toda a gente tem uma terra natal ou um sítio onde vive, pensámos em organizar o jogo de forma que comeces por tornar-te membro do clube desportivo da área em que resides.
Pois. No Japão, as prefeituras enfrentam-se umas às outras, tal como no Koshien9 de beisebol.9. Koshien: Uma competição japonesa de beisebol entre as escolas secundárias das diversas prefeituras, que se realiza todos os anos na primavera e no verão.