Vamos agora falar do software instalado na Nintendo DSi XL. A Nintendo DSi agora vem com um software semelhante ao Flipnote Studio8 e o Nintendo DSi Browser9 pré-instalado, mas com a Nintendo DSi XL, há aplicações adicionais. Podes falar-nos mais sobre isto, Kuwahara-san? 8O Flipnote Studio é uma aplicação que pode ser utilizada como agenda com o stylus. Os utilizadores podem também gravar um determinado número de páginas do bloco de notas para criar sequências animadas. 9O Nintendo DSi Browser é uma aplicação que permite que o utilizador pesquise a Internet com facilidade utilizando o stylus quando ligado à Internet através de um ponto de acesso wireless LAN.
Claro que sim. Pensámos sobre a forma de dar ao cliente o maior valor possível e decidimos pré-instalar um software que fosse apelativo para cada utilizador. Mas não tinha uma ideia muito clara sobre o tipo de software a usar, por isso falei com o Iwata-san.
No dia-a-dia, o meu objectivo é tomar decisões com rapidez de forma a evitar tornar-me um empata, mas depois de teres falado comigo, fui incapaz de tomar uma decisão rápida. Pedi desculpa e pedi-te que deixasses ficar aquilo comigo durante algum tempo e depois esgravatei a minha cabeça, tentando que me surgisse uma ideia.
Acabaste por nos presentear com três programas de software, dois títulos Nintendo DSiWare10 Brain Training11 e um programa de dicionário12, não foi? 10A Nintendo DSiWare é um software especificamente criado para a Nintendo DSi que pode ser adquirido e descarregado a partir da Nintendo DSi Shop, à qual se pode aceder a partir da Nintendo DSi ou da Nintendo DSi XL. 11Nota que na Europa, as aplicações pré-instaladas são A Little Bit of…Dr Kawashima’s Brain Training: Arts Edition, Dictionary 6 in 1 with Camera Function e o Nintendo DSi Browser. 12O software do dicionário de japonês referido só se encontra pré-instalado na Nintendo DSi XL no Japão. Na Europa, o sistema vem pré-instalado com um software chamado Dictionary 6 in 1 com Função de Câmara.
A razão por que escolhi os títulos Brain Training foi porque queria que muitos clientes, de facto, os experimentassem de forma a que lhes fosse mostrado em casa quão modernos os recentes jogos Brain Training estavam na Nintendo DSi. Tinha uma forte sensação de que haveria um número significativo de clientes que tinham gostado do Brain Training , mas que não sabiam como descarregar o Nintendo DSiWare a partir da Nintendo DSi Shop, mesmo depois de terem adquirido a Nintendo DSi. Foi por isso que pensei que era melhor incluí-los no software instalado logo desde o princípio. Além disso, quando pensei nas formas de conseguir que as pessoas quisessem deixar a Nintendo DSi XL em cima da mesa, achei que seria útil se as pessoas pudessem procurar palavras que não conhecem e consegui que o dicionário de japonês Nintendo DSiWare fosse produzido de acordo com o calendário da Nintendo DSi XL.
Além disso, se deixares a Nintendo DSi XL em cima da mesa, podes procurar palavras sempre que quiseres e podes procurá-las juntamente com outras pessoas.
Com temas como o Professor Layton13, acontece, por vezes, ficares completamente concentrado a tentares resolver um daqueles enigmas. Com os ecrãs maiores e com o facto de que os ecrãs possuem um amplo ângulo de visibilidade, em vez de pensares nos enigmas sozinho, podes ter mais pessoas, para além de ti, a pensar nos enigmas. Isto dá-te aquela sensação levemente estranha de que estás a jogar numa consola normal. 13A série Professor Layton inclui uma série de jogos populares desenvolvidos e lançados em exclusivo para a DS pela Level-5. O quarto título da série, o Professor Layton and the Specter’s Flute foi lançado no Japão em Novembro de 2009. A função do Dicionário de Japonês referida só vem pré-instalada na Nitendo DSi XL.
Consegues ver os ecrãs da Nintendo DSi XL com clareza mesmo que estejas a alguma distância. Com a DS até agora, penso que havia algumas crianças que ficavam com os rostos junto ao ecrã mais do que o necessário. De facto, houve mesmo alguns comentários deixados pelos clientes quando se registaram no Club Nintendo que diziam: “É mesmo bom que as crianças possam agora jogar sem estarem demasiado perto da consola.” Penso que é algo que os pais claramente percebem.
Foi exactamente o que aconteceu com a minha família! É mesmo uma imagem agradável, de tal forma que sinto vontade de tirar fotografias daquilo e mostrar a toda a gente! (risos)
Então, a Nintendo DSi XL está à venda há aproximadamente uma semana. Sabem de alguma coisa relacionada com isto que vos tenha provocado uma impressão particularmente forte?