O Nintendo Pocket Football Club18 foi lançado no Japão para a Game Boy. Deduzo que a tua intenção tenha sido recriar toda a emoção de um jogo de futebol em que não queres perder um segundo da ação.18. Nintendo Pocket Football Club: um jogo de simulação de gestão de futebol lançado em maio de 2006 no Japão para a Game Boy Advance. O jogo permitia aos jogadores criarem e treinarem a sua própria equipa de futebol.
Então estavas a tentar criar um jogo em que a ação se desenrola tal como numa partida de futebol real.
Sim. Uma partida de futebol dura 90 minutos e simplesmente reproduzir isso não teria resultado enquanto videojogo. Então fiz com que uma única partida durasse cerca de oito minutos, aumentando a intensidade e condensando toda a ação neste período de tempo.
Foi o primeiro jogo que fizera que não fora programado por mim próprio. O programador que trabalhou nele foi incrivelmente dedicado e acho que a ação durante as partidas de futebol teve um resultado bastante positivo.
Conseguiu capturar essas emoções tão importantes nos jogos de futebol, o elemento que te faz querer continuar a assistir.
Diria que sim. Mas assistir às partidas não era a única parte divertida do jogo. Era muito importante identificar outros elementos relacionados com essas partidas que pudessem ser incorporados no jogo.
Por exemplo, se o tivesse criado com a mesma abordagem de um título de gestão de basebol, teria resultado numa simulação que se resumia a ganhar dinheiro. Isso teria tornado o jogo em algo que não tinha uma ligação direta com o tipo de entretenimento que uma partida de futebol oferece.
Então sentiste que o jogo não deveria limitar-se à obtenção de dinheiro e à contratação de bons jogadores.
Certo. Considerei fazer dele um jogo em que apenas treinas os teus jogadores, mas já havia jogos assim e sentia que não era bem aquilo que queria. No final, decidi-me pela ideia de fazer dele um jogo em que te davam objetivos específicos.
Exatamente. Então, depois de treinares a tua equipa, ganhas mais incentivo para partires para o próximo jogo.