Muito obrigado pela tua presença aqui hoje, Sonobe-san. Tu e eu fazemos parte da mesma geração e parece-me que fazemos ambos jogos já desde os primórdios da indústria dos videojogos.
Exato. Quando ainda trabalhavas no HAL Laboratory1 costumávamos ir a spas juntos, não era? (risos)1. HAL Laboratory, Inc.: uma empresa que desenvolve videojogos, entre os quais se contam Kirby e Smash Bros.. O presidente e CEO da Nintendo Satoru Iwata já foi presidente da HAL Laboratory.
Ah, belas recordações... Mas hoje estamos aqui para falar sobre o jogo Nintendo Pocket Football Club.
Ao mesmo tempo, seria uma pena não te perguntar sobre algum do teu trabalho anterior. De qualquer forma, aguardo a conversa de hoje com bastante expectativa.
Ora bem…ao longo dos anos tens tomado o género de simulação desportiva como alicerce e desenvolvido muitos jogos inovadores sobre basebol, corridas de cavalos e futebol.
Naturalmente, tudo começou com Breakout2. Os salões de jogos da altura só tinham máquinas de flippers, por isso quando esse jogo apareceu…bem, causou um grande impacto. 2. Breakout: Um jogo para salões de jogos desenvolvido pela Atari Inc. (agora Atari Interactive) no qual o jogador utiliza um bastão para acertar numa bola e partir os blocos no topo do ecrã. Foi lançado no Japão no final da década de 70.
Nessa altura, nos salões de jogos só havia máquinas de jogos mecânicas. Ter de repente algo com um monitor de televisão constituiu uma inovação na indústria do entretenimento.
Pois era! (risos) Mas nessa altura eu ainda andava na Escola Secundária, pelo que não tinha assim tantas moedas de 100 ienes para gastar. Então, limitava-me a ficar lá a ver os outros a jogarem.
Então, quando tiveste a tua primeira experiência com videojogos, na Escola Secundária, num salão de jogos, qual foi a tua primeira impressão?
Lembro-me que na altura achava que os videojogos que havia nos salões de jogos eram totalmente baseados em hardware.