Seis anos de trabalho
Para além da funcionalidade de ligação em rede, que outras alterações fizeste desde a versão para a Game Boy Advance?
Não sei bem qual será a melhor forma de explicar isto… No decurso normal das coisas, quando estás a trabalhar numa série, tens duas sequelas: “2”, “3” e por aí fora. Há uma tendência para aumentar o número de elementos no jogo em cada versão.
Isso era uma coisa que eu estava determinado a evitar. Para além disso, quando se trata de simulações poderás ter, por exemplo, três hipóteses: A, B e C. Mas poderá imediatamente óbvio que a escolha certa é “A”. É aborrecido para o jogador ter de selecionar até as coisas mais óbvias.
Essas eram as partes que queria eliminar. Também existem aqueles jogos que te permitem saltar a partida e ir diretamente para o resultado. Eu nunca iria, de forma alguma, permitir uma coisa dessas.
Tal como mencionei há pouco, não tinha qualquer intenção de fazer uma simulação e foi isso que aconteceu quando fiz os jogos de basebol, assim como os jogos de corridas de carros. Queria criar algo em que os jogadores não tivessem de estar sempre a fazer todo o tipo de alterações para poderem continuar a jogar. Queria minimizar o número de coisas que um jogador tem de fazer, mas, ao mesmo tempo, queria garantir que nunca se aborreceria. Foi incrivelmente difícil fazer os ajustes necessários para obter o equilíbrio certo.
Certo. Foi por isso que nos esforçámos tanto por fazer com que seja divertido apenas ver os jogos e lhes conferimos este realismo. Quando digo “real”, não estou a falar do nível de pormenor dos gráficos, o que o torna algo difícil de definir… O título pode agora ser jogado na Nintendo 3DS, mas isso não significa que quando vires o jogo pela primeira vez vás pensar que as imagens mudaram muito desde os tempos da Game Boy Advance.
Sim, isso é verdade. Estou certo de que há pessoas que verão as imagens deste jogo no site da Nintendo ou noutro sítio qualquer e pensarão: “Este jogo é mesmo para a Nintendo 3DS?”
Sim, era isso. Ia de encontro à forma como eu via o jogo. No Best Play Pro Baseball, por exemplo, tinhas a liberdade para mudar os parâmetros de um jogador e, se quisesses, poderias aumentar as habilidades de cada jogador até ao nível máximo. Mas recebemos feedback que perguntava de que forma isso era divertido, mesmo que o jogador ganhasse.