Porque é que tiveram de fazer um fluxograma tão grande que Hattori-san tem de esticar ambos os braços para o descrever?
Da última vez, o método usado para determinar como se coordenam as peças era simples, em comparação. Por isso, conseguias perceber mais ou menos o que tinhas de fazer para convencer os clientes a comprarem tudo. Desta vez, quisemos deixar isso de lado de alguma forma.
No início, Tamura-san falou sobre ser divertido ou não. Algo demasiado estandardizado simplesmente perde a graça.
Se fizeres umas brincadeiras com um coordenado e o submeteres ao sistema, vai dizer-te que não tem estilo. Mas, quando vires o resultado final com sensibilidade humana, pode ser fantástico. Por isso, fizemos ajustes no sistema mesmo até ao último momento para que pudéssemos permitir algum sentido de jogo.
Como um computador não é capaz de compreender graus subtis de estilo, isso deve ter sido mesmo muito difícil.
E foi realmente. Tivemos muita dificuldade em fazer com que a determinação do resultado estivesse próxima das opiniões das raparigas reais. Por exemplo, nós, as raparigas, usamos imenso a palavra “kawaii” (giro). Eu própria uso essa expressão irrefletidamente com regularidade. Dizemos que isto é giro, que aquilo é giro, mas o que cada uma de nós quer dizer com esta palavra é muito diferente de cada uma das vezes.
Na sequência da programação desse tipo de decisões ambíguas, criámos um sistema que permite combinações com uma peça que se diferencia um pouco ou com um cunho mais radical.
Mas, naturalmente, se dissesses que tudo fica bem, isso arruinaria o jogo e não seria correto do ponto de vista estilístico. No caso de coordenados que não ficam mesmo nada bem, o sistema não pode aprová-los. Para resolver este problema contraditório, tivemos de criar aquele fluxograma bastante longo de que estávamos a falar.
E, enquanto introduziam um sistema de resultados com um elemento humano, incluíram também moda masculina.
É verdade. Decidimos criar moda masculina num estádio inicial e, como tal, começámos a criar as peças bastante no início.