Nota do editor: Esta entrevista Iwata Pergunta foi realizada após o lançamento de Nintendo presents: New Style Boutique no Japão, mas antes do lançamento do jogo na Europa.
Obrigado pela vossa presença. Esta entrevista está a realizar-se de uma forma um pouco diferente do normal. Está a entrar bastante luz através de umas grandes janelas e a sala tem um tom um pouco diferente. O jogo Nintendo presents: New Style Boutique foi feito de uma forma bastante diferente do jogo Style Boutique1 anterior para a Nintendo DS. Tenho andado com vontade de vos questionar sobre isso, mas as nossas agendas estão sempre em choque. Por isso, tivemos de fazê-lo já depois do lançamento.Na maioria das vezes, fazemos estas entrevistas Iwata Pergunta antes do lançamento, mas, desta vez, decidi reunir-vos agora porque achei que Nintendo presents: New Style Boutique merecia ser objeto de uma entrevista mesmo depois de já ter sido lançado. Por isso, obrigado por terem vindo.1 Style Boutique: Um jogo de styling de moda lançado para a Nintendo DS no Japão em outubro de 2008.
Sou o Yamagami, da Nintendo. Fui o produtor deste jogo. Maioritariamente, dediquei-me a ouvir a equipa, a planear a agenda e a definir a direção do desenvolvimento.
Sou a Hattori, da Nintendo. Enquanto diretora do lado da Nintendo, o meu papel consistiu em manter Nintendo presents: New Style Boutique nos carris.
Sou o Sasaki, da Syn Sophia2, e fui o diretor. Concebi uma série de novas formas de jogabilidade destinadas a tornar o jogo mais interessante do que o seu antecessor e trabalhei como organizador da equipa, guiando todos os seus membros. Mas, principalmente, criei muitos artigos – como uma linha de produção de uma fábrica – que aparecem no jogo.2 Syn Sophia, Inc.: Criadora de jogos tais como SimCity DS, Ganbaru Watashi no Kakei Diary e Mawashite Tsunageru Touch Panic. Também trabalhou no desenvolvimento de Style Boutique. Anteriormente, a empresa denominava-se AKI Co., Ltd.
Sou o Tamura e represento a Drumcan.3 A Drumcan é uma empresa que produz desfiles de moda e quando Nintendo presents: New Style Boutique estava a ser feito abordaram-nos com o intuito de ouvir opiniões de profissionais da moda feminina. Sugerimos estilistas que gostam de videojogos e demos aconselhamento.3 Drumcan Inc.: Empresa envolvida na indústria da moda que planeia e produz desfiles de moda de marcas e empresas, festas e outros eventos, tanto no Japão como no estrangeiro.
Sou o Tsujii, o diretor criativo. Quando o desenvolvimento deste jogo começou, estava a trabalhar com Tamura-san na Drumcan.
Sim. Tamura-san escolheu dois estilistas para este jogo e eu fiquei responsável pela coordenação dos dois. Trabalhámos juntos tentando imaginar o que estaria na moda no próximo ano e no ano seguinte, e eu perguntava-lhes “Estas peças combinam?” e “O que acham desse artigo?”. Mas, como o desenvolvimento de um videojogo leva muito tempo, houve momentos em que fiquei surpreendido com as diferenças.
Suponho que, em comparação com a organização de um desfile de moda, o desenvolvimento de videojogos seja, realmente, um processo muito demorado. E, quando o progresso não é satisfatório, prolongamos o desenvolvimento. Costumam surgir situações desse género, que são impensáveis no mundo da moda. Por isso, devemos ter-vos dado muito trabalho.
Não, não é verdade! (risos) Mas se só pusermos no jogo o que estamos à espera que esteja em voga, é possível que, quando o lançarmos, venhamos a descobrir que já está ultrapassado. Por isso, pensando precisamente nisso, oferecemos diversos conselhos, como “Este tipo de roupa é uma boa escolha em determinada altura e usado desta forma.”
Ao contrário da última vez, desenvolvemos o jogo em conjunto com especialistas de moda logo desde os seus primórdios, com o intuito de criarmos verdadeiros coordenados de moda. Tamura-san, podes falar-me dos trabalhos que fizeram no passado?