Vai ser um problema se não conseguirmos sequer apresentar o novo produto, portanto...
Há histórias muito interessantes e queria ouvir mais, mas acho que devíamos começar a falar da versão da NES. Wada-san, podes contar-nos como é que o Punch-Out!!, que foi feito como acabámos de ouvir, foi lançado para a NES e para a Super Nintendo?
Começámos a fazer a versão para a NES do Punch-Out!! assim que entrámos na Nintendo. Até a essa altura, o Departamento de Investigação e Desenvolvimento 3 não tinha um designer dedicado e eu fui o primeiro designer da equipa. Na altura, Takeda-san era a principal pessoa a desenhar as imagens.
A memória da NES era muito limitada, por isso tínhamos de partir as imagens em pedaços e rodá-las ou usá-las parcialmente. Mas, independentemente do modo como se olhava para os desenhos, as proporções eram estranhas.
Contudo, quando conseguiram de facto dar movimento às imagens, começou a fazer sentido. Pensei que era mesmo assim que se devia fazer videojogos. Fiquei impressionado e também queria participar.
Querias arregaçar as mangas e estavas pronto para trabalhar, mas não te deixavam, não é? (risos)
Esta oportunidade é excelente, por isso gostava de dizer uma coisa. Em Punch-Out!!, só o nome dá uma data de dicas sobre como dar murros na altura certa. Há um pugilista enorme chamado Bald Bull na versão da NES e há uma luz que pisca à direita no público quando ele se prepara para marrar. Se o jogador der o soco quando vir a luz, é garantido conseguir acertar em cheio.
Agora, finalmente, tive a oportunidade de a revelar. (risos) Há muitos elementos escondidos na versão da NES.
Lá me deixaram desenhar essas imagens... Além disso, Mario tornou-se o árbitro para a versão da NES, e desenhei-o sem autorização.
Não tínhamos um sistema de aprovação para a utilização de imagens de Mario, e passou-me ao lado. (risos)
Apesar de nos Estados Unidos o jogo ser vendido numa embalagem toda bonitinha, no Japão era apenas o prémio de "Second Family Computer Golf Tournament."14 14 Second Family Computer Golf Tournament: um torneio de golfe para jogadores que usavam o jogo Golf (US Course) do Famicom Disc System, lançado em Junho de 1987.