Bem, estou um pouco nervoso. (risos)
Hoje vamos ouvir histórias sobre a série Punch-Out!!. Pode parecer estranho chamar-lhes histórias dentro da Nintendo, mas temos convidados muito especiais. Acho que Tanabe-san, que criou a versão para a Wii de PUNCH-OUT!! está a sentir-se algo desconfortável. (risos)
(risos) Inicialmente, Punch-Out!! era um jogo arcade. Takeda-san do Departamento de Investigação e Desenvolvimento Integrados fez o jogo e Miyamoto-san desenhou as ilustrações. Fizemos dois jogos arcade e Wada-san ficou a cargo deles quando, mais tarde, se pensou em passá-los para as consolas Nintendo Entertainment System e Super NES.
Já passaram vinte e dois anos desde a versão do jogo para a NES. Presentemente, Tanabe-san acabou de trabalhar com a Next Level Games Inc.1 no Canadá numa versão para a Wii de PUNCH-OUT!! E já que estamos a falar disto, gostaria de começar por perguntar o que vos levou a criar a série Punch-Out!!. 1 Next Level Games Inc.: empresa de desenvolvimento de software que criou os jogos Super Mario Strikers (Nintendo GameCube) e Mario Strikers Charged (Wii).
É verdade. Começou a fazer videojogos mesmo antes de Gunpei Yokoi2. 2 Gunpei Yokoi (1941-1997): Durante o seu trabalho na Nintendo, esteve envolvido no hardware de jogos tais como Game & Watch e o Game Boy, assim como em outros projectos que incluem ROB, o robô da NES, e Dr. Mario.
Gostava de conseguir dizer isto de outra forma, mas acho que a impressão de quase toda a gente é que tu és uma pessoa virada para o hardware. Takeda-san trabalha em hardware de consolas não-portáteis há muitos anos e ficarão surpreendidos por saber que antes costumava trabalhar em software. Mas, para começar, podem dizer-me como decidiram fazer uma versão arcade de Punch-Out!! ?
Havia duas razões fundamentais. Fizemos o Punch-Out!! em 1983, mais ou menos (por isso esta história passa-se há cerca de 26 anos atrás) e, na altura, a Nintendo estava a fazer uma série de jogos arcade para máquinas operadas a moedas. Contudo, tínhamos televisores em excesso em stock para usar como monitores.
A série Donkey Kong3 estava a vender bem e continuámos a comprar monitores para o jogo ao mesmo ritmo. 3 Donkey Kong: jogo arcade lançado em 1981.
Portanto, havia um excesso de televisores que tinham sido comprados tendo em consideração a procura estimada de jogos arcade.