O que achas, Wada-san?
Acho que se deve ao facto de o boxe ser um desporto muito fácil de compreender. As regras são muito simples – atacas o adversário e quem for ao tapete primeiro perde. Com uma estrutura assim tão simples, acho que até as pessoas que nunca jogaram os jogos antigos vão considerar o jogo uma novidade.
Tanabe-san falou agora da história da NOA e acho que a maioria das pessoas que joga o Punch-Out!! é tão nova que nunca teve sequer oportunidade de jogar a versão antiga. Achas que gostaram do jogo por terem gostado do conceito de jogo de memória, género em que este jogo é pioneiro?
Provavelmente. O fundamento básico do jogo é muito claro. Por exemplo, num FPS17pode haver alguns elementos de memorização, mas jogar num campo de batalha é simplesmente uma questão de sobreviver aos ataques das pessoas que nos rodeiam. Depois tens jogos como o Super Mario, com elementos completamente diferentes, e é só uma questão de como passar pelas personagens que se movimentam de um lado para o outro. 17 FPS: abreviação de first person shooter, um jogo com armas de fogo na perspectiva da personagem principal.
As outras personagens não sabem que o Mario vem aí. Estão simplesmente a andar de um lado para o outro, a viver as suas vidinhas, e de repente tornam-se adversários.
Mas os jogos de memorização têm regras claras que são fáceis de compreender. Envolvem táctica e mostram ter elementos de jogo bem definidos. Por isso, apesar de serem videojogos à mesma, são jogados de forma completamente diferente. O design de jogo de PUNCH-OUT!! é muito bem definido e tem o mesmo nível de divertimento que um jogo normal, por isso adequa-se muito bem a esta era, em que as pessoas afirmam não ter tempo.
Senti isto quando fiz o jogo arcade. Na altura, tinha-me esforçado imenso na direcção do jogo, pensando que o adversário ora faria isto, ora aquilo, mas a caixa de depósito de moedas enchia e enchia.
Apercebi-me de repente que os clientes não inseriam as suas moedas na máquina arcade porque desejavam ver uma interpretação realista do boxe, mas sim porque se sentiam atraídos pela raiz do desporto. É um pouco como Wada-san acabou de dizer, mas toda a gente conhece o boxe e acho que é um desporto com o qual muita gente está bem familiarizada, nunca o tendo praticado. O entusiasmo sentido quando enchemos um adversário de socos e o atiramos ao tapete é a sério. Acho que a maior razão pela qual o jogo teve sucesso foi o fascínio básico do boxe.
Então a maior razão do sucesso do jogo foi o facto de terem escolhido um tema como o boxe, uma decisão derivada da sugestão da utilização de dois televisores e um substrato que só permitia a visualização de uma única pessoa em ponto grande?
Para terminar, gostaria de pedir a cada um dos convidados para fazer um comentário final. Comecemos com Wada-san.
Esta é a primeira vez que um jogo Punch-Out!! é comercializado em embalagem nas lojas do Japão, em 22 anos.