Tenho uma idade diferente da de Minami-san, mas cheguei aqui também através de jogos de salões de jogos – como Space Invaders, Galaxian7 e Heiankyo Alien8.7. Galaxian: Um jogo de disparos disponível nos salões de jogos em 1979.8. Heiankyo Alien: Um jogo de ação lançado para computadores pessoais em 1979. Foram lançadas versões subsequentes para salões de jogos, a Nintendo Game Boy e a Super NES.
A avaliar pela tua idade, diria que Space Invaders saiu quando ainda andavas na Escola Primária, certo?
Sim. Entre a primeira e a quarta classe. Nessa altura, se fosses a um grande supermercado ou a umas termas, era certo que estes teriam o Space Invaders. Esses eram os únicos sítios onde eu podia jogá-lo.
Imagino que as crianças que ainda andam na Escola Primária não possam frequentar salões de jogos diariamente.
No meu primeiro contacto com videojogos pensei: “Os videojogos são divertidos, mas quase nunca posso jogá-los!”
A concentração exigida era extraordinária – assim como o desespero, quando falhavas! (risos) Mas não passei os meus anos de Escola Primária e Secundária só com jogos arcade, também jogava em computadores. Um dia, um amigo meu ligou-me a dizer que tinha uma coisa espetacular lá em casa. Fui até lá e era um PC-60019.9. PC-6001: Um computador pessoal de 8 bits lançado pela NEC no Japão em 1981.
Sim. Podias introduzir um cartucho de jogo que normalmente só poderias jogar num salão de jogos, por isso fiquei a pensar o que seria aquilo. Claro que os gráficos não se comparavam aos da versão dos salões de jogos, mas isso foi só quando o Portopia Renzoku Satsujin Jiken10 saiu e comecei a gostar muito de jogos desse género. Para além disso, uma loja de produtos eletrónicos lá do bairro tinha um computador pessoal em exposição e pude fazer um pouco de programação e jogar. 10. Portopia Renzoku Satsujin Jiken: Um jogo de aventuras lançado no Japão pela Enix (agora Square Enix) para computadores pessoais em 1983 e para a NES em novembro de 1985.
Mas não era assim tão mau para ti passar duas horas a programar e dez minutos a jogar.