Minami-san, no início falaste de fazer coisas que só um criador consegue fazer.
Do teu ponto de vista, que tipo de trabalho é esse? A PlatinumGames tem uma filosofia única e é – no bom sentido – intransigente. O facto de serem uma organização com uma marca diferente transparece mesmo.
O pessoal dos estúdios de desenvolvimento na Europa e na América está a ser fundado por editoras, mas não fazem tudo o que lhes dizem.
Queremos preservar essa relação equilibrada enquanto fazemos os jogos que queremos. Se falharmos, a empresa desmoronar-se-á, e se correr bem, diremos: “Tomem lá!” Penso que esse tipo de relação é bom. Afinal, os que mais consideram os jogadores e os enfrentam e tentam fazer alguma coisa para eles são os criadores de jogos.
Quando uma empresa de grandes dimensões faz videojogos, existe todo o tipo de fatores, tal como quando precisam de fazer lucro e quando têm de lançar alguma coisa.
E nós continuamos a fazer exigências, mas para o conseguirmos, gerar resultados é crucial. Para além disso, embora a nossa posição seja diferente uma vez que recebemos dinheiro de uma editora para fazer jogos, continuamos a querer manter essa relação de igualdade.
Então, esta pode não ser a descrição mais precisa, mas o que estás a dizer é que querem ser uma empresa de desenvolvimento independente que fala muito mas que mostra resultados, sem qualquer fundo específico investido no teu capital, certo?
Para o dizer de outra forma, quando se trata da decisão final sobre o que oferecer aos jogadores, assumes essa responsabilidade ao fazeres o jogo.
Se não continuarem a fazer coisas boas, os jogadores deixarão de ter interesse e a própria empresa deixará de poder existir.